
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, neste sábado (7), um pronunciamento em rede nacional de TV e rádio em comemoração ao Dia da Independência. Segundo O Globo, a fala terá como eixos centrais a defesa da soberania nacional e ataques diretos ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.
Gravado no gabinete do Palácio do Planalto, o discurso terá pouco menos de seis minutos e abordará temas que vêm pautando a comunicação do governo. Lula usará a expressão “traidores da pátria”, em referência ao deputado Eduardo Bolsonaro, Paulo Figueiredo (neto do general João Figueiredo, último presidente do regime militar) e outros que apoiam sanções dos Estados Unidos contra autoridades e instituições brasileiras. Na semana passada, em reunião ministerial, o petista já havia classificado o parlamentar e seu pai, Jair Bolsonaro, como “os maiores traidores da pátria”, cobrando uma resposta do Congresso.
Críticas aos EUA e defesa do Pix
Outro ponto de destaque do pronunciamento será a defesa do Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central. O mecanismo passou a ser alvo de críticas do governo americano após Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A administração republicana incluiu o Pix em um inquérito baseado na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA, medida que desagradou o Planalto.
Lula pretende reforçar o Pix como símbolo de inovação e soberania financeira, contrapondo-se às investidas externas. O tema já vem sendo explorado em campanhas da Secretaria de Comunicação Social, que adotou “Brasil Soberano” como mote das peças de divulgação da data cívica.
Desfile em Brasília
No domingo (8), o presidente participará do tradicional desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A cerimônia terá como tema central “Brasil Soberano” e será dividida em três blocos: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Novo PAC, e Brasil do Futuro.
Além da participação das Forças Armadas, o evento destacará iniciativas civis alinhadas às políticas de Estado, como educação, meio ambiente, vacinação e incentivo ao esporte. Estão previstas apresentações da Esquadrilha da Fumaça e desfile motorizado de tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/traidores-da-patria-soberania-pronunciamento-de-lula-tera-recados-para-trump-e-eduardo-bolsonaro/