2 de julho de 2025
TRE adia julgamento de Joa, prefeito afastado de Três Rios,
Compartilhe:

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) adiou o julgamento do recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pede a cassação dos diplomas de Joa Barbaglio (Republicanos), o Joa, prefeito afastado de Três Rios, e de seu vice, Professor Jacqueson (Novo), por suposto uso ilícito de recursos do Fundo Eleitoral durante as eleições de 2024. O julgamento estava previsto para acontecer na tarde desta terça-feira (1º), mas foi suspenso após um dos desembargadores se declarar impedido.

A decisão do TRE veio poucas horas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter decidido, por unanimidade, cassar o registro de candidatura de Joa e determinar a realização de novas eleições para prefeito e vice em Três Rios, em data a ser definida pela Justiça Eleitoral.

Joa ocupou o cargo de prefeito até o início de junho, quando foi afastado por decisão do ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele disputou a eleição sub judice e foi o mais votado, com 60,99%. Vinicius Farah (União) ficou em segundo, com 31,29 %.

A prefeitura está sendo comandada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Jonas Dico (Podemos), que poderá concorrer a prefeito nas novas eleições estando no cargo.

No processo que estava na pauta do TRE o Ministério Público Eleitoral (MPE) acusa Joa e Jacqueson de repassar recursos do fundo eleitoral a candidatos a vereador da coligação, o que seria ilegal, já que as coligações só valem para eleições majoritárias (prefeito e vice), não para eleições proporcionais (vereadores). Em primeira instância, a 174ª Zona Eleitoral havia rejeitado a ação, mas o MPE recorreu da decisão. Caso o TRE acate o recurso do MPE, Joa e o vice poderão ficar inelegíveis.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tre-adia-julgamento-de-joa-prefeito-afastado-de-tres-rios-apos-tse-cassar-sua-candidatura/