20 de agosto de 2025
TRE confirma absolvição da prefeita e da vice de Cardoso
Compartilhe:

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) absolveu a prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler (União Brasil), e sua vice, Neriete Navarro (PP), das acusações de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. O julgamento do caso foi concluído nesta terça-feira (19), após ter sido interrompido na sessão do último dia 7 para aguardar o voto do desembargador Bruno Bodart, quando a Corte já havia formado maioria para absolver a prefeita e a vice.

A decisão do TRE reverteu a sentença da 141ª Zona Eleitoral de Italva, que em janeiro deste ano havia cassado os mandatos da chapa por considerar comprovadas práticas de coação eleitoral e uso indevido da máquina pública. A ação foi movida pela ex-candidata a vereadora Ângela Lúcia Quintanilha Campos Braga, com apoio do Ministério Público Eleitoral (MPE), que também figura como recorrente no processo.

Segundo a acusação, Geane Vincler teria coordenado um grupo de monitoramento para perseguir adversários, além de oferecer dinheiro em troca de apoio eleitoral. A sentença de primeiro grau, assinada pelo juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças, ainda declarava a inelegibilidade das rés por oito anos.

No entanto, no julgamento pelo TRE, a relatora, desembargadora eleitoral Tathiana de Carvalho Costa, afastou as acusações de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, posicionamento que foi acompanhado por outros quatro membros do colegiado: os desembargadores Bruno Bodart, Claudio de Mello Tavares, Ricardo Perlingeiro e Rafael Estrela Nobrega.

O único voto contrário foi do presidente da Corte, desembargador Peterson Barroso Simão, que divergiu da relatora ao reconhecer o abuso de poder político como determinante para desequilibrar o pleito. Em voto considerado duro, Simão defendeu a cassação da prefeita e de sua vice, destacando a gravidade das condutas descritas na sentença de primeiro grau.

Durante todo o processo, Geane e Neriete permaneceram nos cargos.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tre-confirma-absolvicao-da-prefeita-e-da-vice-de-de-cardoso-moreira/