O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou o recurso do União Brasil contra decisão anterior da Corte, que aceitou pedido da deputada estadual Franciane Motta de desfiliação ao partido. A decisão foi unânime na sessão virtual do dia 20. O acórdão deve ser publicado nos próximos dias.
O União Brasil recorreu contra sentença do TRE de abril, na ação que a deputada deu entrada em 2023 para deixar o partido por justa causa. Ela alegou que foi convidada a entrar no União em 2022, quando concorreu à reeleição para a Alerj, mas que, no início de 2023, ocorreram mudanças no partido, que passou a apoiar a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, sua opositora.
Franciane governou a cidade por dois mandatos, de 2009 a 2016. Em 2016 seu candidato, Pitico (MDB), perdeu para Manoela Peres, que foi reeleita em 2020. Este ano, o ex-deputado Paulo Melo (MDB), marido de Franciane, disputa a prefeitura contra a candidata Lucimar (PL) apoiada por Manoela.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/tre-mantem-decisao-que-aprovou-desfiliacao-da-deputada-estadual-franciane-motta-do-uniao-brasil/