15 de janeiro de 2025
TRE nega liminar para presidente do Podemos assumir a vaga
Compartilhe:

O desembargador Rafael Estrela, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), negou, nesta terça-feira (14), o pedido de liminar do Diretório Estadual do Podemos para impedir Alexandre Knoploch de assumir o mandato de deputado na Assembleia Legislativa (Alerj) no lugar de Léo Vieira, eleito prefeito de São João de Meriti.

O Podemos entrou com uma Ação de Perda de Mandato Eletivo por Infidelidade Partidária Sem Justa Causa contra Knoploch e outros três suplentes de deputado do PSC definidos nas eleições de 2022, pedindo que todos sejam afastados da linha de sucessão para ocupar o mandato na Alerj. A intenção é permitir a posse do também suplente e presidente regional do partido, Filipe Pereira, na vaga deixada por Léo Viera. Filipe é filho do pastor Everaldo, vice-presidente da Executiva Nacional do Podemos.

A polêmica envolve o fato do PSC não ter alcançafo a cláusula de desempenho partidário nas eleições de 2022, o que levou o partido a ser incorporado pelo Podemos, após deliberação em Convenção Nacional. Com a incorporação, Knoploch e os outros três suplentes se desfiliaram do partido. Para o Podemos estadual, a Alerj teria agido irregularmente ao convocar Knoploch porque, após as desfiliações dos quatro, Filipe Pereira, que era o 6º suplente, teria virado 5º porque o Pastor Marcos Elias (Podemos) foi eleito e empossado vereador em Campos dos Goytacazes, deixando a suplência.

Ao negar a liminar, o desembargador afirmou que impõe-se que seja concedida a Alexandre Knoploch “a oportunidade para suscitar eventual caracterização de hipóteses de justa causa” para deixar o partido. Ele também alegou que não consta no processo a comprovação da efetiva renúncia do Pastor Marcos Elias à suplência.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tre-nega-liminar-para-filipe-pereira-assumir-vaga-de-alexandre-knoploch-na-alerj/