4 de abril de 2025
TSE mantém indeferimento de candidatura de secretário de Belford Roxo
Compartilhe:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o recurso do secretário de Esporte e Lazer de Belford Roxo, Fabinho Varandão (MDB), e manteve o indeferimento de sua candidatura a vereador em 2024. A decisão foi na sessão da Corte desta terça-feira (25). O voto do relator, ministro Antônio Carlos Ferreira, foi aprovado por unanimidade. O acórdão deve ser publicado nos próximos dias.

Fabinho Varandão teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral com o argumento de “necessidade de proteger a probidade e moralidade eleitoral, em razão de elementos consistentes de participação do candidato em milícia armada, na prática de extorsões e no porte ilegal de armas para manter o domínio de atividades econômicas locais”. Ele obteve 4.279 votos, sendo o mais votado do MDB, mas não assumiu o mandato por causa da impugnação da candidatura.

Foi a 3ª vez que o TSE rejeita recurso de Varandão. Na sessão de 4 de fevereiro a Corte já havia rejeitado outra tentativa de seus advogados de reverter a decisão que cassou sua candidatura. Antes, em 12 de dezembro, também por unanimidade, o TSE rejeitou o 1º recurso de Varandão. O ministro Antônio Carlos Ferreira afirmou na época, que o candidato “ostenta contra si diversos elementos denotativos de sua participação em milícia armada, na prática de extorsões e no porte ilegal de armas para manter o domínio de atividades econômicas locais”.

Varandão é réu por extorsão e porte ilegal de arma de fogo. Ele é acusado de chefiar um grupo que ameaçava moradores e explorava serviço clandestino de internet em bairros de Belford Roxo, e chegou a ser preso em 2018.

Por causa da nomeação dele para a Secretaria de Esportes pelo prefeito Márcio Canella, o Ministério Público do Rio (MPRJ) abriu procedimento para investigar o caso. Segundo o MPRJ, há indícios que Varandão exerce domínio ilegítimo de distribuição de sinal de internet em bairros de Belford Roxo e ganha dinheiro através da exploração do serviço.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tse-mantem-indeferimento-de-candidatura-de-secretario-de-belford-roxo-suspeito-de-ligacao-com-milicia/