16 de novembro de 2025
UnB aprova título de doutora honoris causa para Dilma
Compartilhe:

O Conselho Universitário da Universidade de Brasília (UnB) aprovou por aclamação conceder o título de doutora honoris causa para a ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2016). A decisão de entregar a honraria à petista, em data ainda a ser marcada, foi tomada na sexta-feira (14).

“A defesa incondicionalmente [sic] da democracia, da igualdade, da ciência como bens públicos emancipatórios. Portanto, um gesto que engrandece a UnB, reafirma seu papel histórico e projeta sua missão para o futuro: reconhecimento através da justiça social, da soberania nacional, mas principalmente, da liberdade humana, coisas que esse Brasil um dia negou a Dilma Rousseff”, justificou a professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Fátima Sousa, em declaração publicada pelo g1.

Dilma tem 77 anos, é economista e integrou os grupos guerrilheiros Colina e VAR-Palmares durante a ditadura militar, período em que foi presa e torturada, entre 1970 e 1972.

Nos dois primeiros governos Lula, foi ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, antes de se tornar presidente em 2011. Reeleita em 2014, sofreu impeachment em 2016. Nos seus últimos dois anos de mandato, a economia brasileira sofreu retração (de 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016).

Desde 2023, Dilma é presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/unb-aprova-titulo-doutora-honoris-causa-dilma/