
Uma convenção conjunta realizada nesta terça-feira (19) oficializou a criação da federação entre União Brasil e Progressistas (PP), batizada de União Progressista. A aliança se consolida como a maior força partidária do país, informa o g1, reunindo as maiores bancadas no Congresso, o maior número de prefeitos e a maior parcela dos recursos públicos destinados ao financiamento eleitoral.
Antes do ato conjunto, dirigentes dos dois partidos aprovaram em reuniões separadas o estatuto que regulamentará o funcionamento da federação. Esse documento era uma das exigências para que a formalização fosse apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deve acontecer nos próximos dias.
Superfederação com peso político e financeiro
A União Progressista nasce com números robustos: 109 deputados federais, a maior bancada da Câmara; 14 senadores, número que deve chegar a 15 com a filiação da senadora Margareth Buzetti ao PP, superando PL e PSD; 1.335 prefeitos em todo o país; além de sete governadores.
No campo financeiro, a federação terá acesso às maiores fatias do fundo eleitoral e do fundo partidário. Somente em 2024, a nova aliança teria direito a R$ 953,8 milhões em recursos para campanhas e R$ 197,6 milhões em verbas para manutenção partidária, valores que superam o montante destinado ao PL, segundo colocado.
Relação com o governo Lula e eleições de 2026
Apesar da dimensão política da federação, a decisão sobre um eventual desembarque do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi adiada para outro momento. Dirigentes da União Progressista já indicam, no entanto, que a tendência é assumir uma posição mais crítica em relação ao Palácio do Planalto.
O futuro eleitoral também foi pauta. Ciro Nogueira (PP) e Antonio de Rueda (União Brasil), presidentes das duas legendas, têm defendido a construção de uma candidatura de centro-direita para 2026. O União Brasil já lançou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como pré-candidato, enquanto Nogueira trabalha pela aproximação em torno de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e filiado ao Republicanos.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/uniao-brasil-e-pp-oficializam-federacao-que-forma-a-maior-forca-partidaria-do-pais/