10 de agosto de 2025
Único negro em um século a comandar embaixada brasileira na
Compartilhe:

O diplomata Silvio José Albuquerque e Silva assumiu na última sexta-feira (8) o cargo de embaixador do Brasil em Bruxelas [capital da Bélgica], tornando-se o único negro a chefiar uma das 29 representações diplomáticas brasileiras na Europa, informa o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Sua nomeação marca também um feito histórico: é o primeiro negro a ocupar um posto do tipo no continente em cem anos.

Com a nova função, o Brasil passa a ter apenas dois embaixadores negros no comando das 139 embaixadas espalhadas pelo mundo. Além de Albuquerque, o outro é Benedicto Fonseca Filho, que está à frente da missão diplomática em Pretória, na África do Sul.

Albuquerque foi embaixador brasileiro no Quênia e chefe da representação permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nairóbi. Ele entrou na diplomacia em 1987 e também tem passagens por Colômbia, Chile e Canadá. Sua indicação à embaixada em Bruxelas foi aprovada pelo Senado em 28 de maior deste ano, com 44 votos a favor e apenas um contrário.

— Bruxelas abriga 120 instituições internacionais, 181 embaixadas e mais de 60 mil diplomatas e funcionários internacionais, o que a torna o segundo centro mundial de relações diplomáticas — afirmou o diplomata durante a sua sabatina, segundo informações da Agência Senado.

A presença de Albuquerque em Bruxelas, sede da União Europeia e um dos principais centros diplomáticos globais, é um passo simbólico e político relevante para ampliar a diversidade na diplomacia nacional, tradicionalmente composta majoritariamente por homens brancos.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/unico-negro-em-um-seculo-a-comandar-embaixada-brasileira-na-europa-assume-posto-em-bruxelas/