6 de julho de 2025
Uso de aviões da FAB para ir a Parintins; Alcolumbre
Compartilhe:

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, usaram aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para participar do Festival de Parintins, no Amazonas, no fim de semana passado. Também integrava a comitiva o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), além do corregedor-geral do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Mauro Campbell.

O uso de aeronaves da FAB por essas autoridades é permitido por um decreto de 2020, que autoriza viagens por motivo de segurança, emergência médica ou “viagem a serviço”. Na prática, porém, é comum que autoridades solicitem voos para compromissos que não constam em agendas oficiais ou cuja relação com suas funções não é clara.

Segundo registros da FAB, a aeronave que levou parte da comitiva de Brasília a Parintins na sexta-feira (27) retornou no domingo (29) transportando 20 pessoas. Em vídeo publicado nas redes sociais, Motta aparece dizendo que foi ao festival pela primeira vez, “a convite do ministro Sabino”. Na chegada, o grupo foi recepcionado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) e pelo prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD).

Em entrevista a uma rádio local, Braga brincou sobre ter garantido R$ 17 milhões junto aos parlamentares para o recapeamento da pista do aeroporto de Parintins. “Já arrancamos um compromisso público”, disse o senador, entre risos com os visitantes.

Justificativas e silêncio

A assessoria de Alcolumbre afirmou que o uso da aeronave oficial foi motivado por questões de segurança e está dentro da legalidade. Segundo ele, prestigiar Parintins é também valorizar a cultura brasileira: “O presidente tem orgulho em defender, prestigiar e divulgar o Festival Folclórico de Parintins, reconhecido oficialmente como manifestação da cultura nacional”.

Barroso justificou sua presença no evento alegando que o encontro com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Jomar Fernandes, estava previamente agendado para ocorrer em Parintins. Ele também disse que aceitou convite do governador do estado, Wilson Lima.

Já Hugo Motta, que não incluiu compromissos oficiais em sua agenda, não se manifestou até o fechamento desta edição.

Viagens para festas juninas

Essa não foi a única viagem recente de Motta em aeronave da FAB. Em 13 de junho, ele já havia usado um jato da Força Aérea para participar da abertura do São João de Petrolina (PE), acompanhado de Alcolumbre e do prefeito do Recife, João Campos (PSB). O avião ainda fez escalas em Salvador e Campina Grande (PB), destino final do deputado paraibano.

Segundo a FAB, Motta viajou com outras dez pessoas neste deslocamento. No intervalo entre as festas, ele ainda se reuniu em Brasília com o presidente Lula (PT), após fortes críticas da Câmara ao pacote fiscal do governo.

Ministério do Turismo defende participação

Em nota, a pasta do Turismo afirmou que os voos foram solicitados pela Câmara e pelo Senado, e justificou a presença no evento como parte do apoio institucional ao Festival de Parintins. Segundo o ministério, o evento injeta mais de R$ 180 milhões na economia local e valoriza a cultura amazônica.

Apesar das justificativas, a frequência com que autoridades utilizam recursos públicos para participar de festas regionais tem levantado críticas sobre o uso de aviões da FAB em agendas de cunho pessoal ou político.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/uso-de-avioes-da-fab-para-ir-a-parintins-alcolumbre-alega-seguranca-barroso-reuniao-e-motta-silencia/