18 de setembro de 2025
'Vai lavar sua boca imunda': Bia Kicis e Sâmia Bomfim
Compartilhe:

Um embate marcado por ofensas pessoais expôs mais uma vez a polarização política no plenário da Câmara dos Deputados. Na noite de terça-feira (17), as deputadas Bia Kicis (PL-DF) e Sâmia Bomfim (PSol-SP) se desentenderam durante a discussão da chamada PEC da Blindagem, proposta que tem sido alvo de críticas da oposição.

A troca de farpas começou quando Sâmia criticou a postura de parlamentares governistas que, segundo ela, estariam empenhados em “proteger criminosos golpistas” e buscar anistia para apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.

“É impressionante como essa turma do Bolsonaro está há meses trabalhando para salvar bandido e criminoso. Querem aprovar anistia para os criminosos golpistas e hoje entregam para a sociedade a PEC da Blindagem”, disse Sâmia Bomfim.

A deputada também citou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a condenação recente do ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs a ele pena de 27 anos e 3 meses de prisão por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado.

Críticas de Sâmia à base bolsonarista

“É impressionante como essa turma do Bolsonaro está há meses trabalhando para salvar bandido e criminoso. Querem aprovar anistia para os criminosos golpistas e hoje entregam para a sociedade a PEC da Blindagem”, declarou Sâmia Bomfim no plenário.

A fala provocou reação imediata de Bia Kicis, que saiu em defesa de Bolsonaro e da ex-primeira-dama. Visivelmente exaltada, a parlamentar bolsonarista afirmou: “Esse povo não tem coração, não tem humanidade. O presidente Bolsonaro acaba de ir novamente ao hospital, ficou internado hoje. Ficou sem ar, sem respiração. Nenhuma pessoa normal consegue resistir emocionalmente a tanta perseguição, a tanta nojeira. Vai lavar sua boca, sua imunda!”.

Debate repercute nas redes sociais

O desentendimento, transmitido ao vivo pela TV Câmara, rapidamente repercutiu nas redes sociais, com as duas deputadas compartilhando trechos do embate em seus perfis. O episódio ilustra a tensão crescente em torno da PEC da Blindagem, que vem sendo duramente criticada por setores da oposição e da sociedade civil, sob o argumento de que amplia privilégios políticos em meio ao cenário de forte judicialização envolvendo Bolsonaro e seus aliados.

Além da discussão no plenário, o ex-presidente também voltou ao noticiário jurídico nesta semana. Na terça-feira, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) condenou Bolsonaro e a União a pagarem indenização de R$ 1 milhão cada por danos morais coletivos, em razão de declarações de cunho preconceituoso, discriminatório e intolerante contra pessoas negras durante seu governo.

Polarização política em evidência

O clima acalorado entre Kicis e Sâmia reflete não apenas o impacto das recentes derrotas judiciais de Bolsonaro, mas também a disputa política em torno da narrativa sobre sua figura, em um Congresso marcado pela radicalização e pela disputa permanente entre bolsonaristas e setores da esquerda.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/vai-lavar-sua-boca-imunda-bia-kicis-e-samia-bomfim-trocam-ofensas-na-camara-em-debate-sobre-bolsonaro-video/