Amigos, familiares e políticos compareceram ao Palácio Tiradentes, nesta terça-feira (28/05), para dar o último adeus ao deputado estadual Otoni Moura de Paula, conhecido como Otoni de Paula Pai (MDB).
O corpo foi velado durante toda manhã na sede histórica da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e, no início da tarde, seguiu para o cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, para o sepultamento.
O parlamentar morreu na madrugada de segunda-feira, no CTI do Hospital Américas Medical Cyti, na Barra da Tijuca, em decorrência de um câncer de fígado, diagnosticado há seis meses.
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) decretou luto oficial de três dias e suspendeu todas as atividades parlamentares desta terça-feira. Além de deputados e secretários estaduais, o vice-governador Thiago Pampolha, o presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), e até o prefeito Eduardo Paes marcaram presença.
“O que fica da vida são as lembranças e o que vivemos no dia a dia. Vou guardar a figura do Otoni dando risada e falando um monte de besteira no meu ouvido. E aquela última recordação, quando eu fui visitá-lo, e quem parecia que o doente era a gente, tamanha era sua lucidez”, disse Bacellar, ao lado do filho do parlamentar, o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), visivelmente emocionado.
O vice-governador Thiago Pampolha falou do sentimento de tristeza pela perda do colega de plenário. “É um sentimento de perda. Vi a força com que ele conduziu seu mandato, sempre irradiando alegria por onde passava. Isso o sustentou em todas as angústias que enfrentou”, comentou.
Já o prefeito Eduardo Paes argumentou que, frente aos embates políticos, está o lado humano de cada pessoa. “As pessoas confundem a política com o lado humano da gente. Independente de qualquer discordância ou conflito, vejo nessa família e no deputado Otoni de Paula um grande homem, que serviu ao seu país, seu estado e sua cidade. Quero agradecer por tudo que ele fez pela nossa cidade”, disse Paes.
O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, primeiro suplente de Otoni, também esteve no velório e disse que honrará o mandado do colega. Ele procurou afastar as especulações de que, ao assumir na Alerj, se licenciará para permanecer no Executivo.
“Era um homem de coração puro, que prestou enormes serviços. Não era a forma que eu gostaria de chegar a esta Casa, mas ao assumir esse mandato certamente vou manter vivo e ativo todas as iniciativas do deputado Otoni”, garantiu.
Biografia
Nascido em Magé, na Baixada Fluminense, em 3 de janeiro de 1953, Otoni de Paula Pai adotou este nome para se diferenciar do filho, o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ).
Pastor evangélico, iniciou sua carreira política no fim dos anos 1980. Entre 1988 e 1992, foi vereador em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Em sua trajetória, inclui partidos como o PTdoB, PL, PR, PSC, Solidariedade e, mais recentemente, o MDB. Em 2022, foi eleito deputado estadual pelo Rio de Janeiro com 41.932 votos.
Na Alerj, era presidente da Comissão de Defesa Civil e se notabilizou por ser um parlamentar conservador, com um discurso em prol da vida e da família.
Além de Otoni de Paula, ele também era pai do ex-presidente da Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (Suderj) e pré-candidato a vereador do Rio Renato de Paula.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/velorio-do-deputado-otoni-de-paula-pai-e-marcado-pela-emocao-de-politicos-do-rio/