A tempestade tropical, com ventos em torno de 100 km/h, causou o caos nos aeroportos de São Paulo pelo segundo dia consecutivo. Segundo a concessionária Aena, responsável pelo terminal, 63 pousos e 47 decolagens foram cancelados até as 15h30, somando 110 voos e afetando centenas de passageiros.
Desde quarta-feira, o total de cancelamentos ultrapassou 300 voos. No aeroporto Internacional de Guarulhos, mais 44 voos foram cancelados desde quarta.
Pico dos ventos
O cenário foi provocado pelas fortes rajadas. Em Congonhas, elas atingiram 96 km/h às 12h de quarta-feira. Já o bairro da Lapa registrou a mais intensa: mais de 98 km/h, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Nesta quinta-feira, apesar da redução da intensidade, o pico ainda alcançou 64,8 km/h.
Falta de Energia
Após mais de 24 horas do pico das más condições climáticas, mais de 1,2 milhão de instalações na região metropolitana permanecem sem energia. No auge do problema, 2,2 milhões de casas e estabelecimentos foram afetados.
A concessionária Enel alegou que a operação é “complexa” e garantiu que as equipes estão totalmente “comprometidas com o trabalho”. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) contabilizou 200 semáforos desligados devido à queda de energia.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/ventos-provocam-segundo-dia-de-caos-no-aeroporto-de-sp-300-voos-cancelados/
