4 de julho de 2025
Vereador critica fala de Ferreirinha após secretário sugerir que professora
Compartilhe:

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, vem colhendo críticas desde que recomendou que uma professora deixasse uma reunião com docentes da rede pública. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) criticou a postura do secretário e chegou a se pronunciar nas redes sociais. No Legislativo, o vereador Fabio Poubel (PL) se comprometeu a oficializar o repúdio ao secretário na Câmara Municipal.

Na ocasião, o representante da pasta foi questionado por uma educadora sobre a falta de efetivação de professores no Diário Oficial do município — dez meses após a conclusão do estágio probatório. Em resposta Ferreirinha disse que a profissional não tinha obrigação de estar presente na reunião nem de dar aula. 

Para o vereador, a postura de Ferreirinha é incompatível com o cargo que ocupa. “Não há justificativa para o secretário de Educação destratar e debochar de uma mulher, uma professora. Se ele não está preparado para receber críticas, que peça exoneração do cargo”, afirma Poubel.

Pronunciamento do Sepe

Nas redes sociais, o Sepe publicou um corte do vídeo em que Ferreirinha aparece ironizando a professora. “Você está trazendo pontuações em um clima bastante bacana, alegre […]. Mas, sabe, professora, você não é obrigada a estar aqui. Pode muito bem levantar e seguir super tranquilo […]. Você não é obrigada a, por exemplo, nem a ser professora”, diz o secretário no trecho.

No pronunciamento, o sindicato afirmou que “o comportamento mostra o quanto a SME RJ mantém uma prática de não admitir críticas, de não promover o diálogo verdadeiro e nem buscar soluções para os questionamentos sobre a real situação da rede municipal ou dos profissionais que nela trabalham”.

Resposta de Ferreirinha

Em nota, o secretário rebateu as críticas e disse que “tem muito respeito pelo trabalho da professora”. Segundo ele, o vídeo foi tirado de contexto para “deturpar a realidade” e “criar falsa polêmica”. Abaixo, a nota na íntegra.

“Quero deixar claro o respeito que tenho pelo trabalho da professora que conversou comigo no dia do evento. Inclusive, durante esta mesma fala, eu mesmo afirmei isso para ela, mas essa parte foi deliberadamente retirada do vídeo divulgado pelo SEPE, o qual deturpa a realidade para criar uma falsa polêmica, fazendo um recorte de vídeo no qual o contexto é retirado, exibindo-se apenas um trecho curto. Segue a outra parte do vídeo.

Preparamos com muito carinho um momento de acolhimento aos servidores, convocados por meio de concurso público pela nossa gestão. Desta vez, estavam reunidos por conta da aprovação no estágio probatório. Cabe lembrar que esse tipo de acolhimento aos servidores aprovados nunca havia sido realizado na Secretaria Municipal de Educação. Isso foi feito porque acredito profundamente na importância desse momento de diálogo com nossos profissionais — razão pela qual estive ali presente, com a maior satisfação.

A sequência da conversa registrada transcorreu de maneira respeitosa e esclarecedora, o que, obviamente, não interessa ao SEPE e, por isso, foi cortada do vídeo publicado.”

Fonte: https://agendadopoder.com.br/vereador-critica-fala-de-ferreirinha-apos-secretario-sugerir-que-professora-deixasse-reuniao-com-profissionais-da-rede-publica/