
Não adiantou o prefeito Eduardo Paes canetar: vereadores do Rio derrubaram veto municipal na sessão desta quinta-feira (20) e agora a cidade do Rio vai ganhar o Parque Municipal Natural Perilagunar da Lagoa do Camorim, no Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá. Após a conquista no plenário, a matéria segue para promulgação pela presidência do Legislativo municipal.
No local, já há uma iniciativa da concessionária Iguá, vencedora do leilão da Cedae, que se trata de uma das contrapartidas determinadas no contrato desde o início, em 2011. A empresa deve realizar operações de dragagem para permitir a operação do transporte lagunar aquaviário, além de resgatar o ecossistema local.
O objetivo do projeto é recuperar e preservar o manguezal, propiciar o estudo científico da biodiversidade local, estimular o turismo ecológico e sustentável, mitigar o aumento da temperatura na região e contribuir, de modo sustentável e inclusivo, para a educação ambiental.
A ideia de criação do parque partiu do biólogo Mario Moscatelli, especialista em gestão e recuperação e criação de ecossistemas costeiros, que teve adesão do presidente da Câmara do Rio, o vereador Carlo Caiado (PSD).
Ao lado de Caiado, também assinam o PL, os vereadores Jorge Felippe (PP) e Dr. Rogério Amorim (PL); a vereadora licenciada Tainá de Paula (PT) (atualmente secretária municipal de Ambiente e Clima) e os ex-vereadores Dr. Carlos Eduardo, Eliseu Kessler e Alexandre Beça.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/vereadores-derrubam-veto-de-paes-para-criacao-parque-municipal-em-complexo-lagunar-na-barra/