20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-ES), afirmou nesta quarta-feira (4) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu seu aval para a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara. Pereira disse que tratou da candidatura com Lula antes de comunicar a decisão ao atual presidente da Câmara, Arthur Lira. (PP-AL).

Pereira detalhou a conversa com o presidente Lula, mencionando que apresentou Motta como uma solução viável para a presidência. Lula, inicialmente questionou a juventude de Motta, de 34 anos, mas foi convencido por Pereira sobre a experiência e talento do candidato, que já cumpriu quatro mandatos. “O presidente me disse que, se você está referendando, pode ir ao Arthur e dizer que eu não tenho nada contra”, relatou Pereira.

Com a desistência de Pereira da corrida presidencial na Câmara, anunciada na terça-feira (3), a candidatura de Motta ganha força. Pereira, que também é presidente nacional do Republicanos, havia sido um dos principais concorrentes ao cargo, ao lado de Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD). Motta, atual líder do Republicanos na Câmara, é visto como um dos favoritos de Lira.

Agora, o foco está na construção de um consenso em torno da candidatura de Motta. Pereira mencionou que já houve discussões com Arthur Lira e com Lula sobre o acordo, e acredita que este será o caminho a seguir. A conversa com Lula ocorreu no Palácio do Planalto, na terça-feira à tarde, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também do Republicanos.

Com informações do g1

Fonte: https://agendadopoder.com.br/vice-presidente-da-camara-diz-que-lula-deu-sinal-verde-par-hugo-motta-disputar-sucessao-de-lira/