
O deputado estadual Professor Josemar (Psol), autor de um dos requerimentos que resultou na convocação do então secretário de Transportes Washington Reis para prestar esclarecimentos sobre o aumento das passagens de metrô, afirmou que a exoneração de Reis não anula a obrigação de comparecer à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Mesmo com a demissão, ocorrida nesta quinta-feira (3), o requerimento aprovado no último dia 30 de junho segue válido e, segundo o parlamentar, o ex-secretário terá que se apresentar à Casa para responder sobre questões relacionadas ao aumento da tarifa do metrô e à fiscalização do transporte público.
“Mesmo após a exoneração, a convocação segue em vigor. Washington Reis terá que vir à Alerj e responder a questões fundamentais, como o aumento da tarifa do metrô e o tempo em que a população foi prejudicada por essa tarifa abusiva. Além disso, queremos esclarecimentos sobre o trabalho do Detro, que persegue os trabalhadores do transporte alternativo, e a falta de fiscalização nas linhas de ônibus”, declarou Professor Josemar.
O deputado também destacou que, caso seja necessário, a convocação poderá ser feita de forma coercitiva, garantindo que a presença de Reis na Alerj seja cumprida. “Continuamos na luta pela redução da tarifa do metrô. Washington Reis terá que se explicar”, concluiu.
A exoneração de Washington Reis do cargo de secretário de Transportes pelo governador em exercício Rodrigo Bacellar ocorreu no contexto de uma crise política dentro do governo fluminense, mas não impediu que o parlamentar seguisse com a exigência de explicações sobre os aumentos nas tarifas de transporte e outros problemas no setor.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-deputado-garante-que-washington-reis-tera-que-explicar-aumento-das-passagens-mesmo-apos-exoneracao/