
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) elevou o tom dos ataques contra o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (25), ao sugerir, em publicação nas redes sociais, a internação compulsória do ministro Alexandre de Moraes. A declaração ocorreu no contexto das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado, na qual Jair Bolsonaro — pai de Flávio — é réu e Moraes atua como relator.
Segundo Flávio, Moraes estaria “obcecado” pela prisão do ex-presidente e agindo fora das “faculdades mentais normais”. Em tom provocativo, comparou o ministro a um dependente químico. “Sabe aquele cara que é viciado em crack? É assim que o Alexandre está em relação ao Bolsonaro”, declarou.
São tempos difíceis para o Brasil. É uma tristeza como a nossa Constituição tem sido rasgada e violada justamente por quem deveria protegê-la. Mas se Deus quiser, um dia esse pesadelo vai ter fim! pic.twitter.com/Hz5xl25tT8
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 25, 2025
Críticas à atuação de Moraes
O senador alegou que o processo contra Jair Bolsonaro seria resultado de uma perseguição pessoal e de um julgamento pré-concebido. “É uma sentença que já estava pronta. Ele [Moraes] atropela a Constituição a todo momento para atingir o seu objetivo”, disse.
As declarações não ocorrem isoladamente. Em junho, Flávio já havia afirmado que, caso um futuro presidente aliado de Bolsonaro conceda perdão ao ex-mandatário, o STF teria de respeitar a decisão para evitar um “cenário de uso da força”. Na ocasião, ele tentou suavizar o impacto da fala ao dizer que se tratava apenas de uma “análise de cenário”, e não de uma ameaça direta.
Louvor a Trump e defesa de tarifas
Em outra frente, Flávio também chamou atenção nesta semana ao comentar positivamente as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Para ele, a medida anunciada pelo ex-presidente Donald Trump — de quem é aliado político — seria “uma providência divina”.
A fala foi concedida ao portal Metrópoles, onde Flávio disse que a aprovação de uma anistia a investigados e condenados por atos antidemocráticos seria o único caminho para que os EUA revogassem as sanções. Ele ainda minimizou a ida de oito senadores a Washington para tentar reverter a decisão do governo americano, classificando a missão como “perda de tempo”.
Escalada de tensões
As declarações de Flávio Bolsonaro fazem parte de uma crescente escalada de confrontos verbais entre setores do bolsonarismo e o Supremo Tribunal Federal, especialmente em torno das investigações conduzidas por Alexandre de Moraes. Ao utilizar termos ofensivos e propor medidas como a internação compulsória de um ministro da Suprema Corte, o senador radicaliza ainda mais o discurso político da oposição e tensiona as relações entre os Poderes.
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-flavio-bolsonaro-compara-moraes-a-viciado-e-pede-internacao-compulsoria-do-ministro-do-stf/