
Em greve de fome há três dias, o deputado federal Gláuber Braga (PSOL) reforçou, neste sábado (12), a tese de que o também deputado Arthur Lira (PP-AL) está articulando a cassação de seu mandato parlamentar.
“Arthur Lira acabou de comprar uma casa de R$ 10 milhões de reais, que não casa com sua declaração de imposto de renda. A gente vai continuar aguentando esse manejo de bilhões de reais, daquilo que se convencionou chamar de orçamento secreto?”, questionou o parlamentar, sublinhando que recente decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados em cassar seu mandato tem relação com as denúncias dele, contra o orçamento secreto: prática que vem sendo adotada desde o governo Bolsonaro.
Protesto
Como forma de protestar contra a decisão do colegiado, o parlamentar friburguense vem adotando uma rotina de restrições na Câmara. Ele improvisou um colchão, ao lado da mesa do plenário e, de acordo com informações da Folha de São Paulo, neste sábado Glauber foi acompanhado da também deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) para tomar banho de sol por poucos minutos, ao lado de fora da Casa.
Agressão a membro do MBL
O deputado está sendo processado por agredir o youtuber Gabriel Costenaro, que faz parte do MBL (Movimento Brasil Livre), em abril de 2024. O político justificou sua ação, afirmando que foi provocado e se sentiu ameaçado pelo influenciador, que, segundo o parlamentar, teria ofendido Saudade Braga, ex-prefeita de Nova Friburgo e mãe do deputado, falecida em maio do ano passado.
Gabriel relatou que estava almoçando quando Glauber se aproximou e o expulsou da Câmara dos Deputados de forma violenta. Após o incidente, o partido Novo protocolou um pedido de cassação do mandato do parlamentar, que foi enviado pelo então presidente da Câmara, Arthur Lira, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Apoio
A Câmara informou em comunicado que acompanhará e auxiliará o representante durante todo o fim de semana, como tem feito nos últimos dias.
“A Casa fornecerá todo o apoio de segurança e médico ao Deputado Glauber Braga, inclusive no final de semana”, afirma a nota divulgada à imprensa.
Apoiadores e correligionários de Braga reclamaram da falta de união e apoio de outras lideranças em relação à decisão do deputado.
“Glauber já havia dito que continuaria ‘até que essa injustiça acabe’, e não acredito que a liderança da Câmara dos Deputados aceite o fato de que há pessoas em greve de fome aqui e não se sente para negociar”, reclamou Samia.
A decisão final sobre a desqualificação de um membro cabe ao plenário da Câmara, que pode aprovar ou rejeitar a recomendação feita pelo Comissão de Ética, ao aprovar o parecer pela cassação.
Orçamento secreto
Vale lembrar que, como deputado, Glauber Braga é um dos principais críticos do Orçamento secreto, nome dado à execução de recursos públicos por meio de emendas parlamentares, sem identificação do autor e do destino do recurso.
Essa modalidade de gasto do dinheiro público foi questionada pelo PSOL no STF, que exigiu mais transparência, forçando o Congresso a alterar as regras para pagamento de emendas.
Em nota divulgada à imprensa, o deputado Arthur Lira negou as acusações e lembrou que a acusação contra Glauber foi realizada pelo partido Novo, e não por ele ou pela sua legenda.
Jornalista
Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-glauber-reitera-interesse-de-lira-em-cassacao-de-mandato-parlamentar/