15 de setembro de 2025
Lula acusa Eduardo Bolsonaro de traição e cobra resposta da
Compartilhe:

Durante um evento do Novo PAC em Osasco (SP), nesta sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusando-o de atuar contra os interesses do Brasil para defender o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Lula, Eduardo tem incentivado o presidente americano Donald Trump a tomar medidas econômicas contra o Brasil e espalhado a versão de que Bolsonaro estaria sendo perseguido judicialmente. Para o presidente, trata-se de um comportamento “sem-vergonha” e “antipatriótico”. Lula comparou Eduardo a Joaquim Silvério dos Reis, que traiu Tiradentes.

“Estão trocando o Brasil pelo pai. Que patriota é esse?”, questionou Lula. “Vocês na Câmara têm que tomar uma atitude”, disse Lula, cobrando um ação conta o deputado, que atualmente se encontra nos Estados Unidos.

Ao se referir a Trump, Lula afirmou que o ex-presidente americano teria sido “induzido a acreditar em mentiras” propagadas por Eduardo Bolsonaro. Segundo ele, se as invasões do Capitólio tivessem ocorrido no Brasil, Trump também estaria sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

“Bolsonaro está sendo julgado com amplo direito de defesa. Ele tentou dar um golpe no Brasil. Chegou a montar uma equipe para matar o Lula, o Alckmin e o Alexandre de Moraes”, afirmou.

PAC nas favelas e discurso político

O evento marcou o lançamento de novos investimentos do Novo PAC para a urbanização de comunidades periféricas. Entre os destaques está a segunda fase das obras no Jardim Rochdale, em Osasco, que prevê a construção ou reforma de 485 moradias até o fim de 2025. Outras favelas da cidade, como a do Limite e a 13, também serão contempladas com obras de infraestrutura, habitação e regularização fundiária.

Ao lado do presidente estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), os ministros Rui Costa (Casa Civil), Márcio França (Empreendedorismo) e Jader Filho (Cidades), além do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Tarcísio ausente e clima tenso com aliados

Apesar de convidado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não compareceu. Ele preferiu cumprir agenda própria em Boituva. Quem o representou foi o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos), que foi vaiado por militantes do PT ao subir no palco.

Também houve gritos contra Jair Bolsonaro antes do início do evento: “1, 2, 3… Bolsonaro no xadrez”, entoaram apoiadores do governo presentes na plateia.

Discurso com tom eleitoral

As falas de Lula e de ministros tiveram forte tom político, em especial contra o bolsonarismo. O ministro Rui Costa disse que “o povo está acordando e vendo quem é patriota de verdade”. Já Alckmin afirmou que “alguns trabalham contra o Brasil”, reforçando a linha do discurso do presidente.

LEIA MAIS

Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-lula-acusa-eduardo-bolsonaro-de-traicao-e-cobra-resposta-da-camara-dos-deputados/