
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta quinta-feira (4), a articulação da oposição no Congresso para aprovar um projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A declaração foi feita durante encontro com ativistas no Aglomerado da Serra, comunidade da periferia de Belo Horizonte.
📢𝐌𝐎𝐁𝐈𝐋𝐈𝐙𝐀ÇÃ𝐎 𝐏𝐎𝐏𝐔𝐋𝐀𝐑 | Lula alerta para risco de anistia passar no Congresso e convoca mobilização popular
Créditos: Reprodução / Redes Sociais pic.twitter.com/L5jcFNRlft
— Agenda do Poder (@agendadopoder) September 4, 2025
Alerta sobre o Congresso
Segundo Lula, existe um “risco” real de que a proposta avance na Câmara e no Senado, o que poderia abrir caminho para beneficiar até mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso venha a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em tentativa de golpe.
“Outra coisa que nós temos que saber, se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia. O Congresso, vocês sabem, não é um Congresso eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, o governo aprovou quase tudo o que o governo queria, mas a extrema-direita tem muita força ainda. É uma batalha que tem que ser feita também pelo povo”, afirmou o presidente.
Periferias e engajamento político
Lula ressaltou a importância da participação popular, especialmente das comunidades mais pobres, no debate nacional. “É um momento em que a gente precisa politizar nossas comunidades”, disse. Ele também criticou brasileiros que, segundo ele, pedem intervenção estrangeira no país.
“Nós estamos vendo agora os falsos patriotas nos EUA pedindo intervenção para o presidente Trump [dos Estados Unidos] no Brasil. Os caras que fizeram campanha embrulhados na bandeira nacional, dizendo que eram patriotas, agora estão embrulhados na bandeira americana pedindo para o Trump intervir no Brasil”, declarou Lula.
Críticas a Eduardo Bolsonaro e tensão com os EUA
Embora não tenha citado nomes, a fala de Lula ocorre em meio a críticas recorrentes ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos Estados Unidos há seis meses. O parlamentar tem defendido retaliações contra autoridades brasileiras envolvidas nos processos judiciais contra seu pai.
O contexto da fala ganha ainda mais relevância diante da decisão recente do governo Donald Trump de impor sobretaxa de 50% a produtos brasileiros exportados para os EUA, medida que entrou em vigor em agosto como forma de pressão política.
Comunicação direta com a população
Durante o encontro em Belo Horizonte, a primeira-dama, Janja da Silva, também pediu que ativistas ajudem na comunicação do governo junto às comunidades. Ela defendeu que o trabalho não pode ficar restrito às ações da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
“Nós temos que ser os comunicadores deste governo. Só assim a gente consegue atingir. Se a gente ficar só dependendo da Secom fazer videozinho para colocar no Instagram, não vai funcionar”, afirmou.
Janja defendeu ainda a retomada de formas tradicionais de mobilização: “A gente precisa fazer comunicação boca a boca como a gente fazia 20 anos atrás quando não tinha rede social. A gente precisa voltar a fazer isso nas nossas periferias”.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-lula-alerta-para-risco-de-anistia-passar-no-congresso-e-convoca-mobilizacao-popular/