3 de novembro de 2025
Vídeo mostra policial alvejado pelo Comando Vermelho
Compartilhe:

O governo do estado do Rio de Janeiro divulgou imagens da Operação Contenção, ocorrida em comunidades da zona norte do Rio de Janeiro. As imagens foram reveladas pela TV Globo, durante o programa Fantástico deste domingo (2). Um dos vídeos mostra o momento em que o cabo Oliveira, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) é ferido na perna esquerda com um tiro. (veja o vídeo no final)

Durante o combate, um dos policiais avisa: “O blindado não sobe aqui, vamos ter que descer com ele.” Em outro vídeo, é possível ver o policial civil Rodrigo Cabral minutos antes de morrer. Ele havia começado na corporação há 40 dias. Após entrar em uma trilha, como parte da estratégia conhecida como ‘muro do Bope’, ele foi alvejado na cabeça e morreu na hora.

Rodrigo foi um dos quatro policiais mortos durante a Operação Contenção. Além deles, outras 117 pessoas morreram. A polícia conseguiu apreender 120 armas, incluindo 93 fuzis, seis deles de propriedade de Forças Armadas do Brasil, Venezuela e outros países. Foi a operação policial mais letal da história do Brasil.

VEJA TAMBÉM:

  • Moradores sofrem tortura do Comando Vermelho, diz decisão que autorizou operação
  • Flávio Bolsonaro cria “vaquinha” para famílias de policiais mortos em operação

Outro integrante da operação filmado em seus últimos minutos de vida foi o sargento da PM Cleiton Gonçalves. O sargento passou seus últimos momentos de vida resgatando um colega de farda, identificado como Oliveira. Cleiton e os outros policiais que atuaram no resgate conseguiram levar Oliveira até um blindado, para o resgate. O sargento, porém, foi atingido minutos depois.

Participaram da operação o Ministério Público do Rio de Janeiro e as polícias civil e militar. Durante entrevista coletiva, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, revelou que o superintendente da corporação no Rio de Janeiro foi convidado a integrar a força-tarefa, mas declinou, por não considerar atribuição da PF. A decisão foi comunicada depois a Andrei. Segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, um convite à participação na operação deveria ocorrer “em nível de ministério”.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/video-mostra-policial-alvejado-pelo-comando-vermelho/