
Policiais penais do Distrito Federal iniciaram, na manhã desta quarta-feira (27), a vigilância permanente da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília. A medida atende a uma ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou que o governo do DF fizesse o monitoramento em tempo integral.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do DF, a Polícia Penal cumpre a determinação judicial, mas não detalhou procedimentos ou estratégias da operação em curso. A corporação, no entanto, adotou protocolos específicos: agentes estão posicionados sem uniformes e sem armas à mostra. Essa decisão, de acordo com apuração da TV Globo, busca evitar exposição indevida, atendendo às orientações do STF.
🚨 𝐕𝐈𝐆𝐈𝐋Â𝐍𝐂𝐈𝐀 | Polícia Penal passa a monitorar casa de Bolsonaro em Brasília por ordem do STF.
Crédito: Reprodução / g1 pic.twitter.com/t0JVf8ns29
— Agenda do Poder (@agendadopoder) August 27, 2025
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, após decisão judicial que restringiu sua liberdade. O endereço do ex-presidente fica no Condomínio Solar, localizado no Jardim Botânico, uma das áreas mais valorizadas da capital federal.
Preocupação com drones
Nos últimos dias, a administração do condomínio precisou intervir para conter especulações e boatos envolvendo o caso. Em pelo menos duas notas internas, a direção tratou de disciplinar temas como o uso de drones no entorno da residência e rumores sobre uma possível expulsão de moradores.
A presença de agentes penais nas proximidades da casa de Bolsonaro reforça o caráter restritivo da prisão domiciliar e representa mais um capítulo no conjunto de medidas impostas pelo Supremo em processos que envolvem o ex-presidente. O monitoramento em tempo integral deve se manter por tempo indeterminado, enquanto perdurar a ordem judicial.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-policia-penal-passa-a-monitorar-casa-de-bolsonaro-em-brasilia-por-ordem-do-stf/