No primeiro dia de aula do ano letivo na rede pública, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), resolveu explicar na prática para os alunos uma das principais novidades nas escolas em 2025: a proibição do uso do celular. Acompanhado do secretário de Educação, Rennan Ferreirinha, Paes visitou um colégio da rede municipal nesta quarta-feira (5).
No vídeo, Paes e Ferreirinha entram na sala mexendo nos celulares e não dão atenção para as crianças. Quando os alunos começam a chamar a atenção deles para o uso do aparelho, os dois começaram com a “aula”.
“Tá vendo como é que é, gente? Se a gente fala no celular, a gente não presta atenção na aula, né? Eu n~]ao estava prestando atenção em vocês”, disse o prefeito.
Nas redes sociais, Paes lembrou que o Rio de Janeiro foi a primeira cidade do Brasil a proibir o uso de celulares nas escolas.
“Fomos a primeira cidade do Brasil a proibir o uso do celular nas escolas. E pra mostrar a importância da lei, o secretário Renan Ferreirinha e eu decidimos mostrar as nossas crianças como o uso do aparelho distrai na sala de aula e impacta a convivência na escola. Muito orgulho por sermos pioneiros de uma política pública que se tornou referência para todo o Brasil”, afirmou Paes, acrescentando que a medida melhorou o desempenho dos alunos.
“A adoção da medida melhorou o desempenho dos alunos, como comprova pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação feita ano passado. Escola é lugar de aprendizado, convivência e desenvolvimento social”, ressaltou.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-tio-dudu-invade-sala-de-aula-para-explicar-proibicao-de-celulares-nas-escolas-do-rio/