
Desde as 14h deste domingo, milhares de manifestantes se reúnem na Praça Oswaldo Cruz, na Avenida Paulista, para protestar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o Projeto de Lei (PL) da Anistia. O grupo pede a responsabilização do ex-presidente, que se tornou réu no STF por tentativa de golpe de Estado, e rejeita qualquer proposta que possa beneficiar os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.
O ato conta com a presença de lideranças políticas, como Guilherme Boulos, Érica Hilton e Lindbergh Farias, que defendem investigações rigorosas e punições para todos os responsáveis pelos atos antidemocráticos. O movimento busca pressionar o Congresso a não aprovar legislações que isentem os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes.
SEM ANISTIA! SÃO PAULO, AGORA. A. #SemAnistia pic.twitter.com/IJAHBPnvoM
— Afonso Borges (@afonsoborges) March 30, 2025
COMPARTILHE! É COM PRESSÃO POPULAR QUE VAMOS ENTERRAR DE VEZ ESSE PROJETO ABSURDO DE ANISTIA PRA BOLSONARO E OS GOLPISTAS #SEMANISTIA pic.twitter.com/pJL15GvvVj
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) March 30, 2025
Faixas, cartazes e discursos reforçam o apelo por justiça, com manifestantes entoando palavras de ordem e músicas que condenam a impunidade. Movimentos sociais e sindicais também aderiram ao protesto, destacando a importância da mobilização para garantir que os responsáveis pelos atos golpistas sejam punidos.
Apesar do tom firme das manifestações, o clima é pacífico. Os organizadores esperam ampliar a adesão popular ao longo do dia, reforçando a luta contra qualquer tentativa de anistia e em defesa da democracia.
No Rio, atos reuniram pequenos grupos em locais diversos
Pequenos grupos de manifestantes realizaram atos contra a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro na manhã deste domingo (30) na Zona Sul do Rio. As mobilizações ocorreram no Museu da República, no Catete, e na feira da Glória, reunindo cerca de 50 pessoas.
A ação consistiu principalmente em panfletagens e distribuição de adesivos e cartazes pedindo punição aos responsáveis pelos atos golpistas e a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no STF por tentativa de golpe de Estado.
Participantes relataram fraca mobilização, e alguns acabaram se deslocando entre os locais. Os atos foram organizados por movimentos ligados à Frente Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular. Manifestações semelhantes estão previstas em outras sete capitais.
GOLPISTAS, PARA TRÁS.
Anistia é impunidade.
Curitiba diz não ao PL da impunidade. #SemAnistia pic.twitter.com/Rj6oRcFepP— FINCØ (@finc0) March 30, 2025
Com informações do Diário do Centro do Mundo e UOL
Fonte: https://agendadopoder.com.br/videos-milhares-protestam-contra-bolsonaro-e-projeto-da-anistia-na-avenida-paulista/