31 de julho de 2025
Zambelli está em penitenciária e passará por audiência de custódia
Compartilhe:

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) segue detida na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, na Itália, onde aguarda uma audiência de custódia marcada para a próxima sexta-feira, 1º de agosto. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça italiano ao portal g1.

Zambelli foi presa na última terça-feira (29) após agentes italianos localizarem o apartamento onde ela estava escondida. A parlamentar havia fugido do Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de 10 anos de prisão, no âmbito do processo que investigou a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio de ações coordenadas com o hacker Walter Delgatti Neto.

Pedido para ser julgada na Itália

Desde a detenção, a defesa de Zambelli tem buscado sustentar que a parlamentar deve ser julgada pela Justiça italiana. Em declarações dadas após a prisão, Zambelli afirmou que é inocente e criticou o teor das acusações: “Vou provar minha inocência. Minha condenação foi baseada no depoimento mentiroso do hacker Walter Delgatti”, disse.

A parlamentar ainda destacou seu desejo de permanecer sob jurisdição italiana. A situação jurídica da deputada ganha contornos mais complexos por conta de sua dupla cidadania, fator que pode influenciar o trâmite da eventual extradição para o Brasil.

Trâmites de extradição em andamento

De acordo com o Ministério da Justiça da Itália, o caso está sob acompanhamento do Escritório Técnico do Departamento de Assuntos de Justiça, responsável por analisar pedidos de extradição. A expectativa é que, após a audiência de custódia de sexta-feira, as autoridades italianas decidam se Zambelli permanecerá presa, será colocada em prisão domiciliar ou poderá responder em liberdade.

Por ora, o governo brasileiro aguarda a definição da Justiça italiana para formalizar os próximos passos no processo de extradição. Enquanto isso, Carla Zambelli permanece recolhida na unidade prisional de Rebibbia, uma das principais penitenciárias femininas da capital italiana.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/zambelli-esta-em-penitenciaria-e-passara-por-audiencia-de-custodia-na-sexta-feira/