29 de março de 2025
Zambelli isolada: bolsonaristas já preveem prisão e abandono por Bolsonaro
Compartilhe:

Nos bastidores do PL, a condenação e a possível prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) são tratadas como questão de tempo. O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem cinco votos para condená-la por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, após o episódio em que perseguiu um homem negro com uma pistola na véspera do segundo turno das eleições de 2022. Para integrantes da base bolsonarista, o cenário ainda pode se agravar com a investigação sobre o ataque hacker ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que tornaria qualquer defesa inviável, informa Andréia Sadi, no g1.

A postura do ex-presidente Jair Bolsonaro também é dada como certa: ele não pretende intervir em favor da deputada. Aliados próximos afirmam que Bolsonaro ainda não perdoou Zambelli por prejudicar sua campanha presidencial, avaliando que o episódio da arma contribuiu para sua derrota. Diante disso, a expectativa é que o ex-presidente mantenha distância e evite qualquer tipo de mobilização pública ou nos bastidores para ajudá-la.

Além do caso da arma, o processo referente ao ataque hacker, cometido com a participação de Walter Delgatti Neto, é visto como o maior risco para Zambelli. Interlocutores do PL destacam que, se no primeiro julgamento os ministros do STF já se mostraram rigorosos, a tendência é que sejam ainda mais duros na ação que envolve a invasão ao sistema do CNJ. Isso torna praticamente impossível qualquer articulação do partido para evitar sua prisão.

Defesa diz que vê com esperança a suspensão do julgamento

Até o momento, cinco ministros votaram pela condenação de Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão. No entanto, o julgamento foi adiado nesta segunda-feira (24) após o ministro Kassio Nunes Marques pedir vista do processo, o que pode postergar a decisão por até 90 dias. A defesa da deputada vê o adiamento como um sinal positivo e espera reverter o quadro com uma análise mais detalhada do caso.

Apesar dessa tentativa jurídica, a avaliação entre aliados de Bolsonaro é que Zambelli já se tornou um fardo político sem chances de recuperação. Com o ex-presidente empenhado em evitar novos desgastes, a tendência é que ele siga a mesma estratégia adotada em outros casos de aliados encrencados com a Justiça: o silêncio e o distanciamento.

LEIA MAIS

Nunes Marques pede vista e julgamento da deputada federal Carla Zambelli no STF é adiado; placar está 5 x 0 para condená-la

Fonte: https://agendadopoder.com.br/zambelli-isolada-bolsonaristas-ja-preveem-prisao-e-abandono-por-bolsonaro/