Publicado por Teresa Cristina
| Data da Publicação 01/11/2025 09:46
| Comentários: (0)
A Polícia Civil do Maranhão recapturou Josué Santos da Silva, conhecido como Gaspar, apontado como um dos chefes da facção Comando Vermelho no estado. Ele foi preso na quinta-feira (30) em uma casa em Taboão da Serra (SP), após operação do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/Seic) com apoio da Polícia Civil paulista.
(Imagem: Divulgação/Polícia Civil do MA)
Gaspar chegou à Superintendência de Investigações Criminais (Seic), em São Luís, na tarde desta sexta-feira (31). Ele passou por exame de corpo de delito e será levado de volta para a Penitenciária de Pedrinhas, onde deve continuar cumprindo pena.
Josué foi preso pela primeira vez em 2012, no município de Santa Rita (MA), pelos crimes de associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Com o tempo, acumulou seis condenações, incluindo homicídio, tráfico de drogas e roubo majorado, somando mais de 40 anos de pena.
Em 2022, ele foi beneficiado com a saída temporária do Dia das Crianças, mas não retornou à unidade prisional, assim como outros 130 detentos. Desde então, era considerado foragido da Justiça.
Devido ao seu alto grau de periculosidade, Josué chegou a ser transferido para o presídio federal de Campo Grande (MS) em 2013, ao lado de outros detentos considerados líderes de facções criminosas no Maranhão.
As investigações apontam que, mesmo preso, ele continuava comandando atividades ilícitas, presidindo o chamado “tribunal do crime” e ocupando posição de liderança no Conselho Final da facção. Com a aliança de grupos criminosos em 2025, a polícia intensificou as buscas e descobriu que ele vivia há cerca de dois anos em Taboão da Serra.
Após os procedimentos legais, o criminoso foi reencaminhado ao sistema penitenciário maranhense para cumprir o restante da pena.
Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/2025/11/01/chefe-de-faccao-e-recapturado-e-trazido-de-volta-ao-maranhao/
