Uma operação conjunta entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visando o combate ao tráfico de drogas no Maranhão, levou à prisão de 52 pessoas em um intervalo de seis dias.
A Operação Narke foi coordenada pela Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), e aconteceu entre os dias 22 e 27. Além das prisões, houve, ainda, o cumprimento de dezenas de mandados de busca e apreensão, gerando um prejuízo milionário às organizações criminosas.
Todos os outros estados da federação também executaram a operação durante o mesmo período, com o objetivo de firmar compromisso com a Rede Nacional de Unidades Especializadas no Enfrentamento ao Narcotráfico (Renarc).
“Durante a operação intensificamos ainda mais as ações de repressão ao narcotráfico, que vêm sendo desenvolvidas no estado, conforme determinação do governador Carlos Brandão. O resultado alcançado é bastante expressivo e revela o compromisso da nossa Polícia Civil em combater a criminalidade”, pontuou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
Entre as 52 prisões efetuadas durante as diligências, que tiveram o apoio das demais superintendências da Polícia Civil do Maranhão, 31 delas foram em flagrante delito e outras 21 mediante mandado em razão de os suspeitos figurarem em algum inquérito policial.
Durante a execução dos mandados de busca, os policiais apreenderam drogas, armas, munições, automóveis e dinheiro em espécie. Além disso, foi realizada a incineração de grande quantidade de entorpecentes, mediante autorização judicial, após a conclusão de inquéritos que os tinham como evidências.
No total, foram apreendidos, 7kg de entorpecentes (entre maconha, cocaína e crack), quatro armas de fogo (sendo dois revólveres, uma pistola e uma espingarda), 61 munições de calibres variados, quatro motocicletas e um carro, além de R$ 16.500 em espécie. Quanto às drogas incineradas, foram 200kg de maconha, 75kg de crack e 25kg de cocaína.
“Os seis dias de Operação Narke no Maranhão resultaram em um prejuízo de, aproximadamente, R$ 5.000.000,00 aos narcotraficantes, o que enfraquece de sobremaneira essa mola propulsora dos demais crimes violentos que estão diretamente ligados ao tráfico de drogas”, finalizou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva.
Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/operacao-de-combate-ao-narcotrafico-prende-52-pessoas-no-maranhao/