20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, e em Itajaí, em Santa Catarina, 193 ordens judiciais de sequestro de bens e valores em uma operação de combate ao crime de fraude bancária praticado pela internet. Os investigados são de nove estados diferentes, entre eles, o Maranhão.

As investigações começaram em 2020, quando a página da internet da Caixa Econômica Federal, disponibilizada para movimentações bancárias de prefeituras municipais, sofreu um ataque cibernético.

A Caixa denunciou que 150 contas bancárias de titularidade de 40 prefeituras de diversas regiões do país foram invadidas. Na época, a Caixa arcou com o prejuízo e ressarciu as prefeituras.

As investigações revelaram que, com a invasão de contas bancárias, foram feitas centenas de operações de transferências e pagamentos de boletos, destinando o valor furtado para cerca de 200 pessoas, em sua maioria, utilizadas como contas temporárias.

Os envolvidos são dos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e do Distrito Federal. Os investigados vão responder pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro.

Também são cumpridos mandados de busca e apreensão, mas a PF não divulgou o número, nem detalhes, dessas ações.

Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/pf-investiga-fraude-bancaria-pela-internet-com-conexao-no-maranhao/