
Publicado por Talliana Luz
| Data da Publicação 10/04/2025 11:10
| Comentários: (0)
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta (10) a Operação Chassifá II para desarticular uma quadrilha que falsificava documentos e aplicava golpes no Maranhão, Piauí e Ceará.
Segundo a PF, a operação é um desdobramento da Operação Chassifá I, realizada em julho de 2024. Nesta quinta, a polícia prendeu temporariamente três pessoas e fez buscas e apreensões em três endereços ligados aos investigados.
O órgão apontou que os suspeitos recrutavam terceiros para a falsificação de carteiras de identidade e de habilitação, comprovantes de renda e de residência e registros cartorários para viabilizar as fraudes, especialmente contra a Caixa Econômica Federal.
À época da Chassifá I, mais de 200 pessoas envolvidas foram identificadas. Na operação desta quinta, os policiais miraram o núcleo da organização que atuava principalmente nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.
Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Cuidados com documentação
Para evitar ser vítima desse tipo de fraude, a PF orienta que não se compartilhe dados sensíveis em aplicativos de mensagens, redes sociais ou sites não confiáveis.
Outra medida importante para detectar possíveis usos indevidos de documentos é verificar periodicamente o CPF junto aos órgãos de proteção de crédito.
Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/ultimas/pf-mira-grupo-suspeito-de-falsificar-rgs-e-cnhs-no-maranhao-piaui-e-ceara.html