Publicado por Talliana Luz
| Data da Publicação 29/01/2025 08:27
| Comentários: (0)
Uma força-tarefa realizada pela Polícia Civil e Policia Militar do Maranhão prendeu, na última segunda-feira (27), três pessoas investigadas pelos crimes de duplo homicídio, grilagem de terras e associação criminosa armada, no município de Barra do Corda, região central do Maranhão.
Segundo as investigações, no último dia 09 de janeiro, as vítimas identificadas como Rodrigo Alves Rabelo e Valciderlan Sousa, foram mortas com vários disparos de arma de fogo, efetuados por uma dupla de criminosos que estava em uma motocicleta.
As investigações apontam que o crime teria sido motivado em virtude da disputa de terras, possivelmente griladas, em regiões das cidades de Mirador e Fernando Falcão, incluindo uma troca de ameaças ocorrido em dezembro de 2024, que envolveu uma das vítimas fatais e um dos investigados.
Segundo o delegado Brito Júnior, chefe da Delegacia de Barra do Corda, a quadrilha é suspeita de grilar até vinte mil hectares na região de Mirador, Fernando Falcão, Barra do Corda e outras cidades no entorno, podendo chegar as vendas em R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais).
Ainda segundo o delegado, o modus operandi do grupo criminoso era observar terras devolutas ou particulares sem certificação ou benfeitorias e realizar o deslocamento de matrículas, falsificar georreferenciamento e certificações, ameaças a posseiros e agricultores familiares, entre outros, a fim de vender as terras a grandes grupos econômicos ou fazendeiros.
Agora, as investigações seguem com a finalidade de entender a dimensão do esquema criminoso, bem como para localizar e prender os mandantes dos duplo homicídio ocorrido em Barra do Corda.
Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/destaques/video-tres-pessoas-sao-presas-por-envolvimento-em-grilagem-de-terras.html