Nos dias 30 e 31 de dezembro de 2024, teremos um evento astronômico que não é tão comum: uma Lua Negra. Esse fenômeno ocorre quando há uma segunda Lua Nova no mesmo mês — o que acontece a cada dois anos e oito meses, em média.
O primeiro ciclo de Lua Nova do mês ocorreu no dia 1º de dezembro. A próxima Lua Negra dará as caras nos céus às 19h26 (horário de Brasília) em 30 de dezembro, o que significa que será 31 de dezembro para as regiões da Europa, África e Ásia.
Leia mais:
- Como funciona câmera da NASA que fotografou crateras escuras da Lua pela primeira vez
- Por que a Nasa quer seres humanos morando na Lua?
- NASA explica como agitação em nuvens cósmicas cria novas estrelas
Nome “Lua Negra” não tem relação com a visibilidade do astro
- Como já dissemos, o evento é raro. A Lua Negra ocorre a cada dois anos e oito meses, em média. É neste intervalo de tempo que temos a repetição da fase da Lua Nova no mesmo mês.
- O nome pode levar a um certo equívoco, e induzir a pensarmos que a Lua aparecerá escura nos céus. Contudo, o fenômeno não altera a visibilidade da Lua.
- Astronomicamente, especialistas usam essa nomenclatura apenas para sinalizar repetição da fase nova dentro do mesmo mês, sem relação direta com a maneira que vemos a Lua no ciclo.
A repetição da fase nova em um mesmo mês é rara, já que um ciclo lunar dura cerca de 29,5 dias. Como um mês tem 30 ou 31 dias, apenas quando o ciclo da fase nova se inicia no primeiro dia do mês é possível que o evento da Lua Negra ocorra, o que explica sua sazonalidade superior a dois anos.
O post 2024 vai terminar com uma ‘Lua Negra’ nos céus; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/28/ciencia-e-espaco/2024-vai-terminar-com-uma-lua-negra-nos-ceus-entenda/