5 de dezembro de 2025
3 configurações do PC Windows para diminuir distrações e aumentar
Compartilhe:

Ficar concentrado no computador pode ser um desafio, principalmente quando cada notificação, banner ou pop-up tenta disputar sua atenção. Mesmo que você esteja com a melhor das intenções para focar, o próprio Windows costuma exibir avisos de apps, mensagens e sugestões do sistema que podem quebrar o ritmo de trabalho ou estudo.

A boa notícia é que o próprio Windows (nas versões 10 e 11) oferece ajustes nativos que ajudam a transformar o PC em um ambiente mais silencioso, limpo e menos convidativo a distrações.

As três configurações abaixo são simples, não exigem instalar nada e podem ser ativadas em poucos minutos. A ideia é que você reduza interrupções visuais e sonoras, limite notificações desnecessárias e crie uma separação mais clara entre “momento de foco” e “momento de lazer”. Assim, o computador deixa de ser um vilão da produtividade e passa a trabalhar a seu favor.

Leia mais:

  • Ainda usando Windows 10? Veja como obter mais um ano gratuito de updates
  • Fim das atualizações do Windows 10: o que muda?
  • Como formatar o PC Windows? Confira passo a passo

3 configurações do PC Windows para aumentar o foco

1. Assistente de Concentração (Focus Assist)

O Assistente de Concentração é como um “modo foco” integrado ao Windows. Ele limita notificações, sons e pop-ups para que somente alertas realmente importantes apareçam. Assim, você evita distrações durante tarefas profundas, reuniões ou sessões de estudo.

.

  1. Abra Configurações (atalho: Win + I).

    Em seguida clique em Sistema:

  2. Na próxima tela, vá até Foco (ou Assistente de Concentração)

    Reprodução tela de Configurações do Windows (Marcelo Valladão)

  3. Na próxima tela defina prioridades

    Você pode desativar e controlar as notificações que irão aparecer pra você. Clique em desativar pra ficar focado. Reprodução tela de Configurações do Windows (Marcelo Valladão)

  4. Defina manualmente as notificações que aparecerão

    Você pode também definir manualmente os programas que irão poder exibir notificações para você.Reprodução tela de Configurações do Windows (Marcelo Valladão)

  5. Na próxima tela selecione quais notificações você quer desativar

    Reprodução tela de Configurações do Windows (Marcelo Valladão)

Você pode ainda dentro dessa tela, explorar outras possibilidades como ativar regras automáticas para que o foco ligue sozinho durante horários específicos, reuniões do calendário ou quando você estiver espelhando a tela.

Faça também um teste ativando apenas alarmes por 30 minutos e observe se o ambiente fica realmente silencioso.

2. Notificações e banners

Grande parte das distrações vem de notificações que você nem precisava ver naquele momento. Controlar tudo por app dá muito mais precisão do que apenas desligar o sistema inteiro — assim você mantém o que é útil e corta o excesso.

No mesmo painel, em Sistema, em seguida Foco, há a marcação “Não Incomodar”. Aqui você pode acionar uma espécie de “silêncio total”, desativando todas as notificações. Não recomendo se você recebe e-mails importantes.

Reprodução tela de Configurações do Windows (Marcelo Valladão)
Reprodução tela de Configurações do Windows (Marcelo Valladão)

3. Desktops virtuais + ocultar barra de tarefas

Criar “ambientes” diferentes dentro do Windows ajuda sua mente a associar cada espaço a um objetivo: um desktop para foco e produtividade, outro para navegação casual ou lazer. Combinado à barra de tarefas oculta, você reduz ainda mais estímulos visuais.

  1. Pressione Win + Ctrl + D e abra automaticamente uma nova área de trabalho, livre de distrações. Você pode manter esse “segundo Desktop” para focar no trabalho e alternar entre os dois usando Win + Ctrl + ←/→. (alterne entre uma e outra tela usando as setas esquerda ou direita).
Reprodução da área de trabalho do Windows (Marcelo Valladão)

Assim você pode criar um ambiente mais “limpo” para trabalhar e voltar ao outro ambiente sempre que quiser, alternando entre os dois.

Como configuração “bônus”, você pode também:

4. Ocultar a barra de tarefas

Clique com o botão direito na barra de tarefas → Configurações da barra de tarefas:

Reprodução tela do Windows (Marcelo Valladão)
Reprodução tela do Windows (Marcelo Valladão)

Ative Ocultar automaticamente a barra de tarefas no modo área de trabalho:

Reprodução tela do Windows (Marcelo Valladão)
Reprodução tela do Windows (Marcelo Valladão)

Veja que, nessa mesma tela você ainda pode definir outros comportamentos da barra de tarefas, como desativá-la em outros monitores, entre outras.

Aliás, trabalhar com um segundo monitor também pode ser interessante para aumentar a produtividade.

O post 3 configurações do PC Windows para diminuir distrações e aumentar o foco apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/05/dicas-e-tutoriais/3-configuracoes-do-pc-windows-para-diminuir-distracoes-e-aumentar-o-foco/