24 de novembro de 2024
4 motivos para jogar no PC ao invés dos consoles
Compartilhe:

Há diferentes tipos de consoles e cada um conserva sua própria vantagem sobre os outros, como portabilidade, catálogo de jogos, e o uso de apetrechos especiais para jogar games específicos (como pistolas, raquetes, volantes, etc.). Contudo, há algumas questões que podem torná-los menos vantajosos do que um PC.

Dentre as vantagens do PC sobre os consoles, podemos adiantar a possibilidade de baixar jogos de qualquer empresa e o gerenciamento dos gráficos da tela. A seguir, confira quatro motivos para jogar no PC ao invés dos consoles.

Gerenciamento de gráficos

Quanto mais bonito e colorido for um jogo, mais difícil será para reproduzi-lo em uma máquina – Cyberpunk 2077 que o diga. Apesar de os PC gamers já terem uma ótima configuração por si só, isso não significa que travamentos são impossíveis.

Cyberpunk 2077 (Imagem: divulgação/CD Projekt Red)

Em um console – como Nintendo Switch –, você não pode alterar as configurações específicos da máquina, como taxas de atualização, velocidade do clock de memória ou gerenciar os gráficos da placa de vídeo. Dessa forma, se um jogo muito pesado travar o dispositivo, como o já citado Cyberpunk 2077, é provável que você não consiga jogá-lo.

No computador é diferente: a possibilidade de gerenciar os gráficos, por exemplo, permite que os jogadores consigam reproduzir jogos mais exigentes – mesmo com uma queda na qualidade – que anteriormente travavam a máquina.

Variedade de jogos e preços

Há muitos jogos famosos pelo mundo e os mais famosos costumam pertencer à famosa tríade: Xbox, PlayStation, e Nintendo. Se um jogo foi lançado por algum desses três, automaticamente será impossível acessá-lo na loja de games dos outros dois consoles. Isso ocorre porque um game que é desenvolvido pela Nintendo não ficará disponível para PlayStation e vice-versa. Então, se você tem um Nintendo Switch, não poderá jogar The Last of Us, por exemplo.

No computador isso não ocorre: independentemente da empresa que forneceu o produto no mercado, você pode baixar gratuitamente ou comprar o título, porque o PC não possui restrições como os consoles.

Além disso, também vale à pena citar o preço: é muito mais fácil você encontrar um jogo com desconto para baixar no PC e ainda utilizar cupons do que encontrar uma promoção tão boa para os jogos de console. Não é impossível, mas é mais fácil.

Leia mais:

  • A barra de tarefas do PC sumiu? Saiba como consertar no Windows 10 e 11
  • Veja 4 formas de transmitir o jogo do PC no celular, TV e mais
  • PC gamer está lento? Confira possíveis causas

Jogar online pode ser gratuito

Alguns games para console só podem ser jogados online se você tiver uma assinatura. Por exemplo: os usuários de Nintendo Switch só podem jogar Resident Evil 6 online se tiverem uma assinatura do Nintendo Online.

nintendo switch online assinatura
Ilustração da campanha da assinatura Nintendo Online (Divulgação: Nintendo)

Para os jogadores de PC, contudo, você só precisa pagar pelo jogo e pode jogá-lo online com outras pessoas, desde que tenha conexão com a internet.

Essa limitação ocorre com os consoles das concorrentes também, como PlayStation e Xbox.

É mais fácil para jogar games antigos

Quando se tem um PC gamer, não importa em que ano o jogo saiu ou a qual empresa ele pertença: há altas chances de você conseguir baixá-lo e jogá-lo. No console isso é mais difícil porque as empresas destes dispositivos exigem que você pague uma assinatura mensal.

O Nintendo Switch, por exemplo, só disponibiliza o jogo clássico do Mario Bros se você pagar o Nintendo Online. No PC, contudo, você conseguiria jogar praticamente qualquer game clássico.

O post 4 motivos para jogar no PC ao invés dos consoles apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/19/games-e-consoles/4-motivos-para-jogar-no-pc-ao-inves-dos-consoles/