
A Austrália é o lar das criaturas mais bizarras que você pode imaginar. Uma prova disso (ou mais uma) é a recente descoberta de nova espécie de inseto-pau, um animal que é capaz de se camuflar entre os galhos de árvores.
O mais impressionante, no entanto, é o tamanho dele. Segundo cientistas da Universidade James Cook, o animal mede cerca de 40 centímetros e pesa 44 gramas, o que faz dele o inseto mais pesado já encontrado no país.
Inseto habita uma região bastante isolada
A nova espécie foi identificada pela equipe de pesquisadores nas copas das árvores da região montanhosa dos Trópicos Úmidos. O local fica no extremo norte de Queensland, uma área remota no nordeste da Austrália.
Segundo os cientistas, é provável que o local isolado tenha ajudado a manter o inseto em segredo por tanto tempo. Eles ainda explicam que o tamanho do animal pode ser uma resposta evolutiva ao ambiente frio e úmido em que vive.
A massa corporal desta espécie de inseto-pau provavelmente os ajuda a sobreviver em condições mais frias. Estas características teriam criado condições para que as criaturas se desenvolvessem ao longo de milhões de ano.
Dois exemplares do inseto “gigante” foram adicionados à coleção do Museu de Queensland. Eles serão analisados em pesquisas futuras para entender mais sobre estes animais e como eles conseguiram atingir um tamanho tão grande. As informações são do G1.
Leia mais
- Por que a Austrália tem tantos animais bizarros?
- Austrália: confira o top 10 de animais endêmicos mais fofos do país
- Por que a Oceania é considerada um continente-arquipélago?

Austrália abriga espécies “estranhas”
- A nova espécie de inseto faz parte da biodiversidade única do território australiano.
- Cientistas explicam que isso acontece em razão de alguns fatores.
- A Austrália se separou completamente da Antártida há aproximadamente 45 milhões de anos, movendo-se lentamente para o norte devido ao movimento das placas tectônicas.
- Desde sua separação, o território permaneceu geograficamente isolado, cercado por vastos oceanos, o que criou uma barreira natural que impediu a troca de espécies com outros continentes.
- Neste cenário, as espécies australianas evoluíram independentemente, desenvolvendo características únicas para se adaptar ao ambiente local.
- Além disso, o país possui uma enorme variedade de climas e ecossistemas, incluindo desertos áridos, florestas tropicais, savanas e zonas temperadas.
- Essa junção de fatores, portanto, levou à evolução de espécies adaptadas a ambientes específicos, muitas vezes não encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
O post 40 centímetros! Inseto gigante é descoberto na Austrália; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/31/ciencia-e-espaco/40-centimetros-inseto-gigante-e-descoberto-na-australia-veja/