Para quem não conhece o 4chan, agora pode saber mais a respeito no recém-lançado documentário da Netflix, “A Rede Antissocial: Dos Memes ao Caos”. A produção conta como surgiu o polêmico fórum.
O 4chan é um fórum de discussão online, criado em 2003, em que os usuários podem publicar imagens anonimamente. Em dados divulgados em 2022, possuía mais de 20 milhões de usuários mensais e 900 mil novos posts por dia.
Leia mais:
- Google e Reddit têm acordo fechado para dados de treinamento de IA
- Falsos nudes de Taylor Swift se propagaram no 4chan, segundo estudo
- De onde surgiu o Anonymous? Relembre 6 ações do grupo hacker
O que é o 4chan?
Pode ser definido como um site de imageboard usado principalmente por jovens do sexo masculino. Dados demográficos oficiais afirmam que a faixa etária mais popular de usuários é de 18 e 25 anos. No entanto, existem várias histórias pessoais online de adolescentes que usam o 4chan.
Diferente de outras redes sociais, como o Twitter e o Reddit, não tem algoritmos que apresentem conteúdo aos usuários. Também não tem contas de usuários ou sistemas de votação.
O 4chan é conhecido por ser um fórum com vários tópicos e os usuários podem comentar, discutir e publicar imagens sobre o assunto sem se identificarem. As publicações no 4chan são totalmente anônimas e podem ir desde coisas sem sentido até conteúdo criminoso. E aí entra a polêmica.
Da criação ao caos
O 4chan foi criado em 2003 pelo norte-americano Christopher Poole e está dividido em subfóruns com conteúdo e diretrizes específicas. É considerado um fórum controverso porque é acusado de promover debates sobre crimes. Um dos exemplos mais comentados foi a influência dos debates no fórum e que resultaram em massacres em escolas dos Estados Unidos em 2022.
Foi originalmente criado como uma resposta ao 2chan do Japão e usado para discutir anime. No entanto, tem painéis que vão desde videogames até conteúdo adulto, que é facilmente acessível por todos os visitantes do site. O 4chan também é fonte de muitos memes da internet, bem como movimentos políticos, hacker ativismo e ataques cibernéticos. Como resultado, tem estado no centro de muitas controvérsias na mídia e preocupa os pais de filhos adolescentes.
Em 2015, Poole vendeu o 4chan ao empresário japonês Hiroyuki Nishimura. Embora a plataforma hospede conteúdo e discussões sobre temas comuns, frequentemente é associada ao extremismo, à pornografia infantil e a atos de violência.
A mídia costuma rotular as suas publicações como grosseiras, sexistas e racistas e os comentários nos seus sites como misóginos, homofóbicos, transfóbicos e anti-islâmicos. Além disso, noticia-se a frequente divulgação de informações falsas e ataques contra personalidades da mídia.
O que é imageboard?
Um imageboard é um fórum de discussão online onde os usuários publicam imagens e textos, geralmente de forma anônima. Também é conhecido como chan, uma abreviatura de channel.
Por isso, o 4chan é um exemplo de imageboard. Quem usa o 4chan não precisa se cadastrar. Todas as imagens e discussões podem ser compartilhadas anonimamente. Quando um usuário acessa a página, ele pode escolher qualquer um dos painéis.
Para maiores de 18 anos?
Uma mensagem é exibida alegando que o conteúdo é apenas para usuários “maduros”, isentando-se de qualquer dano nos fóruns e solicitando que os usuários leiam as regras. As regras do site afirmam que o 4chan é apenas para maiores de 18 anos, mas o uso da palavra “maduro” pode ser mal interpretado ou impreciso. Alega-se que um adolescente que acesse o site, pode se considerar maduro o suficiente para visualizar o conteúdo, independentemente de ser menor de idade.
Os usuários podem ‘Iniciar um Novo Tópico’ com uma imagem e optar por permanecer anônimo ou digitar um nome. Quando postado, outros usuários também podem responder diretamente à postagem original anonimamente. No entanto, os endereços IP dos usuários ainda são rastreados e podem ser banidos se as regras do site forem quebradas. Essas proibições podem ser apeladas.
O 4chan não é seguro para adolescentes. O anonimato e o limite de idade acima de 18 anos significam que não é seguro para os adolescentes. É um grande influenciador cultural da internet, propagando memes, estilos de comportamento, como o movimento Anonymous. O anonimato tornou esses sites locais propícios para uma cultura de ódio e um ambiente de crimes e ameaças.
As ações dos hackers organizados pelo fórum foram tão longe que até a senha do e-mail de Sarah Palin, ex-candidata à vice-presidente dos EUA, foi parar nos boards. Os temas espinhosos, sensíveis e até criminosos abordados no 4chan acabaram afastando várias empresas, que cessaram seus serviços para a plataforma.
O post 4Chan: o que é e por que é controverso? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/22/internet-e-redes-sociais/4chan-o-que-e-e-por-que-e-controverso/