10 de outubro de 2025
5 desvantagens em deixar o notebook ou PC sempre ligado
Compartilhe:

Existem pessoas que praticamente nunca desligam seu notebook ou PC, especialmente quem precisa de acesso rápido a aplicativos e arquivos. Estes usuários alegam que o tempo gasto na inicialização pode comprometer a fluidez do trabalho e reduzir a praticidade do uso diário.

Porém, se você faz parte destas pessoas, que querem ter o computador sempre à mão, sem nunca o desligar, é preciso observar certos cuidados a fim de evitar possíveis problemas. Fizemos uma lista com 5 desvantagens para quem deixa o notebook ou PC sempre ligado.

Leia Mais:

  • 5 coisas que você precisa saber antes de montar um PC
  • 5 formas de aumentar a vida útil do seu PC
  • Como saber que está na hora de comprar um novo computador

O que pode acontecer com seu notebook se você nunca o desliga?

Não desligar o computador pode trazer problemas para o seu equipamento (Imagem: @drobotdean/Freepik)

Desligar o seu PC não é simplesmente clicar no botão de desligar, o próprio Windows está programado para manter o sistema pronto a retomar a operação de imediato, caso você deixe o computador ou notebook inoperante por algum tempo.

Para desligá-lo completamente, você normalmente visualiza as opções “Suspender”, “Reiniciar” ou “Bloquear”, nenhuma delas desliga o dispositivo completamente e cada uma tem sua própria função.

Para desligá-lo, é preciso clicar em “Desligar” e aguardar que o sistema seja totalmente desligado, com luzes e sons completamente desativados.

5 problemas em deixar o computador ou notebook sempre ligado

1. Aquecimento

Deixar o notebook ou PC sempre ligado pode ocasionar um superaquecimento de seus componentes, principalmente do processador. Isso pode ser ainda intensificado se você o utilizar em superfícies inapropriadas como em camas, travesseiros, almofadas (no caso do notebook, por exemplo). Ou, sem as devidas precauções de ventilação, no caso dos PCs (tampando as aberturas para entrada de ar nos gabinetes).

Computador de mesa que sofreu danos devido a um incêndio ou superaquecimento
Computador de mesa que sofreu danos devido a um incêndio ou superaquecimento /Shutterstock Foto Colaborador W wk1003mike

2. Acelerar a deterioração dos componentes

Todos os componentes eletrônicos têm uma vida útil pré-determinada. Nunca desligar o dispositivo vai acelerar o processo de degradação da vida útil de cada um destes componentes. As ventoinhas, e mesmo os processadores, interrompem seu funcionamento quando o computador é desligado, isso evita o seu desgaste contínuo no caso de funcionamento ininterrupto.

imagem mostra o chip de um processador inserido numa placa de circuitos
Processador (CPU) de 13ª geração da Intel (Imagem: Divulgação/Intel)

3. Sobrecarga de processos “silenciosos”

Não desligar o computador mantém rodando diversos processos “ocultos” que podem, com o tempo, sobrecarregar a máquina.

Quando você não desliga o equipamento, esses processamentos que são “invisíveis” acabam se acumulando e, nesse caso, podem ocorrer falhas durante esse tempo. As falhas podem provocar mau funcionamento no hardware e também nos softwares.

Existem diversos processos rolando durante o funcionamento do computador que não são perceptíveis (Imagem: Vitória Lopes Gomez via DALL-E)

4. Nível inadequado da carga da bateria do notebook

Apesar das baterias mais modernas serem de íon-lítio e não mais de níquel-cádmio (as mais antigas e que “viciavam” caso ficassem carregando após estarem com 100% da carga), alguns fabricantes ainda recomenda que se use as baterias mantendo o intervalo entre 20% a 80% da carga, evitando o “estresse” nas partículas internas.

Se o notebook fica ligado direto, essa recomendação não está sendo seguida, por isso, é bom verificar o que recomenda o fabricante do seu notebook.

Bateria original HP
Bateria original HP Compaq Presario CQ40-102AU 47Wh / Crédito: orange_xi (Flickr)

5. Perda de atualizações

Existem atualizações de segurança e otimizações do sistema operacional que são feitas apenas durante o processo de desligamento e reinício dos sistemas. Caso você não desligue nunca seu PC ou notebook, essas atualizações não acontecem, o que abre possibilidade para problemas futuros, inclusive em relação a vírus.

pessoa usando um laptop que tem uma mensagem de vírus na tela
É preciso reinicializar o seu computador para instalar atualizações de segurança (Imagem: rawpixel.com/Freepik)

O post 5 desvantagens em deixar o notebook ou PC sempre ligado apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/10/dicas-e-tutoriais/5-desvantagens-em-deixar-o-notebook-ou-pc-sempre-ligado/