17 de julho de 2025
5 recursos do Windows para desativar e aprimorar o PC
Compartilhe:

O seu PC está apresentando lentidão? Se sim, saiba que algum recurso do Windows no qual você não utiliza pode estar atrapalhando o desempenho do computador. Porém, a notícia boa é que é possível desativá-lo. A seguir, o Olhar Digital listou 5 funcionalidades para desativar e aprimorar o seu equipamento.

5 funcionalidades do Windows para desativar e aprimorar o PC

Cada uma das funcionalidades abaixo podem ser utilizadas por você. Por isso, antes de desativá-las, veja se realmente elas não fazem sentido para o seu uso no dia a dia. 

1. Copilot

(Imagem: gguy / Shutterstock.com)

Se o seu PC for equipado com o Windows 11, com certeza ele tem o Copilot, o conjunto de recursos de inteligência artificial da Microsoft. Caso você não o utilize, vale a pena desabilitá-lo, pois assim serão liberados recursos em seu computador. Isso porque o app faz uso de memória RAM e poder de processamento que poderiam estar sendo utilizados em outra tarefa. 

Você pode desinstalá-lo por meio das Configurações > Aplicativos > Copilot > clicar nos três pontos ao lado do Copilot e, por último, clicar em “Desinstalar”. Caso queira instalá-lo novamente em algum momento, basta acessar a Windows Store.

Vale destacar que o Copilot também pode ser desativado por meio do Gerenciador de Tarefas de seu PC.

Leia mais:

  • PC lento? Confira 5 dicas para otimizar o desempenho do seu Windows 10
  • 10 formas de aumentar a produtividade do home office no PC Windows
  • Como otimizar o Windows 11 para games

2. SysMain

pessoa trabalhando em um computador com windows 11
8 recursos do Windows 11 que nunca deveriam ter sido adicionados. (Imagem: Windows/Unsplash)

O SysMain é um recurso que funciona em segundo plano fazendo a previsão dos aplicativos que provavelmente você usará. Ele faz isso por meio de análise do seu histórico de uso. Além disso, ele os pré-carrega na RAM em seu PC, melhorando o desempenho dele. Porém, ele também utiliza bastante a sua CPU, além de realizar gravações e leituras desnecessárias no disco, o que pode comprometer o desempenho da máquina. 

Sendo assim, caso você tenha um SSD rápido, o uso do SysMain não é tão necessário. Então, você pode desativá-lo abrindo o aplicativo Serviços e o localizando na lista de serviços em execução. Ao achá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre ele, selecione “Prioridades” e pare-o. Defina o tipo de inicialização como “Desativado”.

3. Otimização de Entrega do Windows Update

tela do windows update
(Imagem: willi Lumintang / Shutterstock.com)

Se o seu PC Windows tem esse serviço de compartilhamento de artigos do Windows Update com outros computadores em sua rede ou via internet, é interessante desativá-lo. De acordo com a Microsoft, ele serve para permitir o download de atualizações do sistema operacional, da Microsoft Store e outros produtos da empresa de uma maneira mais rápida e confiável. 

Entretanto, caso não queira usá-lo, basta acessar as Configurações > Windows Update > Opções Avançadas > Otimização de Entrega e desativá-lo. Se não quiser desativar o recurso, é possível configurá-lo somente para a sua rede local e estabelecer um limite de largura de banda para que ele utilize. 

4. Pesquisa do Windows 

windows search
Imagem: willi Lumintang/Shutterstock

Se você não faz uso da Pesquisa do Windows ou Windows Search, é interessante desativar esse recurso também. Assim, fica liberado mais memória RAM e também recursos adicionais de CPU.

Para desativar a Pesquisa do Windows, aperte as teclas Windows + R. Assim, será aberto o menu Executar. Nele, você deve digitar services.msc para abrir o aplicativo Serviços. Então, deslize a tela para baixo até achar a Pesquisa do Windows. Ao encontrá-la, clique com o botão direito e selecione “Propriedades”. É possível colocar o tipo de inicialização como Desativado ou Manual, caso queira que ela seja ativada somente quando for necessário. 

Entretanto, se o seu desejo for retirar o recurso, selecione “Parar em Status do Serviço” e, na guia Recuperação, clique em “Não tomar nenhuma ação se falhar”. 

5. Serviço de Área de Trabalho Remota

Tela do Windows 11
Tela do Windows 11 (Imagem: charnsitr/Shutterstock)

Caso você não acesse o seu PC de forma remota, esse serviço é desnecessário. Por isso, desative-o para liberar recursos no sistema. Outro ponto importante é que a Área de Trabalho Remota pode oferecer risco à segurança do seu computador se ele for infectado por malware ou vírus, já que possibilita a utilização dele por pessoas mal-intencionadas. 

Desativar a Área de Trabalho Remota é bem fácil: acesse o aplicativo “Serviços”, encontre os “Serviços de Área de Trabalho Remota”, clique com o botão direito do mouse, selecione “Propriedades”, vá em “Interromper o serviço” e desative-o. Caso precise ativá-lo novamente em algum momento, é só o reabilitar pelo fazendo o mesmo caminho.

O post 5 recursos do Windows para desativar e aprimorar o PC apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/17/dicas-e-tutoriais/5-recursos-do-windows-para-desativar-e-aprimorar-o-pc/