26 de fevereiro de 2025
8 cuidados ao comprar celulares usados – e evitar problemas
Compartilhe:

Comprar um celular usado pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro e ainda ter acesso a um bom aparelho. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar cair em golpes ou adquirir um produto com defeitos.

Neste guia, vamos apresentar 8 dicas essenciais para você comprar um celular usado com segurança e tranquilidade.

Quais cuidados você deve ter ao comprar um celular usado?

1 – Verifique o anúncio e faça perguntas específicas ao vendedor

Se você vai comprar diretamente do vendedor, precisará fazer perguntas porque, infelizmente, nem sempre o anúncio está com todas as informações.

Os principais tópicos para garantir o cuidado na hora de comprar celulares usados são: o modelo, marca, cor, saúde da bateria (quanto mais próximo de 100%, melhor), quanto tempo de uso, quantos donos teve, se já passou por reparos e se ele ainda possui garantia do fabricante são importantíssimos. Questione e tire todas as dúvidas!

Em casos da compra de um revendedor, procure feedback de outros clientes e avaliações sobre ele na internet.

2 – Analise o aparelho físico

Prefira ver o aparelho pessoalmente, pois alguns vendedores utilizam fotos antigas ou até mesmo de lojas nos anúncios. Por isso, peça fotos atualizadas e reafirme que deseja ver o aparelho pessoalmente antes do pagamento.

É importante verificar se os botões do celular estão funcionando, se a tela está quebrada ou rachada, se as entradas para fones e carregador funcionam (mas, lembre-se que alguns celulares mais recentes não vêm com entrada para fone de ouvido convencional), a qualidade da câmera frontal e traseira, versão do sistema operacional, entre outros.

Leia também:

  • 5 dicas para vender seu celular usado rapidamente na internet
  • Saiba como comprar um celular usado e com garantia
  • iPhone usado vale a pena? Não compre seu celular antes de ler isto

3 – Atenção às falsificações

Tenha cuidado com réplicas! Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, o aparelho pode ser falso.

Para confirmar a originalidade do telefone, verifique o número de série e as especificações de hardware no menu “Configurações”. Compare essas informações com a etiqueta do dispositivo ou da bateria. Além disso, verifique se as especificações do hardware são específicas do fabricante para o modelo em questão.

4 – Confira as Atualizações do Sistema

Os fabricantes não costumam avisar claramente quando um modelo deixa de receber suporte. Muitas vezes, os consumidores só percebem isso ao enfrentar falhas, bugs ou problemas de segurança.

Para garantir que o celular ainda seja uma escolha segura, verifique seus dados de lançamento. Em geral, modelos com menos de três anos de mercado ainda recebem atualizações. O tempo de suporte varia entre as marcas: o Google exige que os fabricantes de dispositivos Android forneçam pelo menos dois anos de atualizações, enquanto a Apple mantém o suporte por até sete anos em alguns modelos de iPhone.

5 – Procedência

Verifique o número IMEI do telefone, pois dispositivos roubados ou perdidos costumam ser incluídos em uma lista de restrições. Para garantir que o aparelho não esteja bloqueado por perda ou roubo, consulte o IMEI através deste link.

Para verificar basta você digitar *#06# na área de ligação do seu celular. Veja se o número do IMEI na tela do celular é o mesmo número do IMEI que aparece na caixa do aparelho ou no portal.

6 – Risco de aparelhos hackeados

O telefone pode ter sido comprometido com softwares maliciosos que permitem o acesso a dados pessoais do novo proprietário. Para evitar esse risco, certifique-se de que o dispositivo foi restaurado para as configurações de fábrica e que não há vestígios do usuário antigo. Essa medida reduz significativamente a chance de golpes e a privacidade específica.

7 – Instale antivírus

Após a compra definitiva, instale um antivírus confiável ou use softwares que protegem contra vírus. Outra dica é usar aplicativos apenas das lojas oficiais dos aparelhos, como Google Play ou App Store. Também é importante revisar as permissões solicitadas pelos apps.

8 – Prefira vendedores e lojas que ofereçam garantia

Sempre que possível, compre em lojas especializadas ou em plataformas que ofereçam garantia e proteção ao comprador. Tentar um período teste antes da compra definitiva, também é opção viável para uma compra segura.

O post 8 cuidados ao comprar celulares usados – e evitar problemas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/26/reviews/8-cuidados-ao-comprar-celulares-usados-e-evitar-problemas/