
O tópico sobre enchentes é recorrente no Brasil, sobretudo após as que atingiram o Rio Grande do Sul no ano de 2024, cujos danos afetarem desde moradores a cerca de 200 mil veículos nas áreas afetadas pelas águas.
Por isso, o Olhar Digital trouxe uma lista de dicas para ensiná-lo a como proteger o seu carro contra enchentes.
Confira 8 dicas de como proteger seu veículo durante o período de enchentes
Evite áreas de risco
Se você for pego de repente por fortes chuvas e percebeu que as ruas estão alagando, estacione o seu veículo em locais altos e seguros, longe de ruas com histórico de alagamentos, rios ou córregos. Quanto mais alto for a região escolhida, maiores as chances de a água não invadir o seu veículo e prejudicar as peças do carro.
Essa dica serve para o caso de, no caminho para o trabalho ou para casa, você não tenha outra opção senão esperar o temporal passar.
Evite estacionar sob árvores e postes
Durante um temporal, ou simplesmente uma tempestade, muitas coisas imprevisíveis podem acontecer devido ao mau tempo. Somando chuva forte e incessante, ventos agressivos, e raios, é comum ver postes da rede elétrica entrando em curto ou árvores caindo.
Por esse motivo, é recomendado que, durante enchentes causadas por uma tempestade, você evite estacionar o carro abaixo ou lado de um poste, ou árvore. Isso serve para prevenir que os galhos pesados (ou a árvore inteira) quebrem e caiam em cima do seu teto, vidros, etc.
O mesmo vale para os postes: se os cabos elétricos se soltarem e caírem em cima do seu carro, você pode levar uma descarga elétrica ao tentar sair do veículo, o que coloca sua vida em risco.
O ideal é sempre dar preferência para garagens cobertas e demais locais protegidos, se assim for possível.
Fique de olho nas notícias por rádio ou celular
Enquanto você estiver em um local protegido da água acumulada pelas enchentes, é ideal que se mantenha atualizado sobre as notícias da sua região. Para isso, informe-se pelo rádio do seu carro ou aplicativo de celular, ou mesmo pela internet.

Dê preferência a canais de comunicação locais que, naquele momento, fazem uma cobertura especializada sobre o clima da sua cidade. Nisso, você ficará por dentro de quais ruas evitar, de possíveis previsões do tempo para quando a chuva passar, e onde há profissionais de resgate instalados e prestando socorro.
Fique atento ao nível da água
Mesmo que o seu carro esteja estacionado em um local seguro, você deve prestar atenção ao nível da água que sobe ao seu redor. Isso é importante, por exemplo, para ter certeza se a enchente que cresce vai ou não prejudicar as peças do veículo.
Cerca de 30 centímetros de altura já é um acumulado de água suficiente para causar problemas no motor de vários carros e gerar panes elétricas. Assim que a água atingir metade da roda do seu carro, procure um local mais apropriado para estacionar o carro.
Observe o entorno
Durante enchentes, alguns motoristas preferem arriscar-se. Quando isso ocorre, carros e caminhões, que passam numa velocidade considerável, provocam ondas ao seu redor que propagam o acumulado de água para outras regiões.

Tome cuidado: fique em um local onde você não seja acertado por essas ‘mini-ondas’ de água, provocadas pelo movimento dos outros carros. Todo cuidado é pouco quando se preza pelo bom funcionamento das peças internas do carro.
Leia mais:
- O que são “capetinhas” e como proteger seu carro e sua casa de roubo?
- Como escolher um veículo seguro? Veja 5 dicas para acertar na hora da compra
- 8 itens que todo motorista precisa ter no carro: alguns são obrigatórios por lei
Para sair de uma rua alagada, engate a primeira marcha e acelere
O objetivo dessa dica é não deixar que a água atinja o escapamento. Se esse fato ocorrer, desligue o carro.
A água ultrapassou a roda? Hora de sair do carro
Uma das decisões mais difíceis que os motoristas podem tomar é abandonar o seu carro, já que muitos precisaram investir bastante dinheiro para adquiri-los. Apesar disso, preservar a sua vida é mais importante que um bem material, então, se o nível da água avançou rápido demais e é impossível o carro, saia de dentro dele.

Se você ficar dentro do carro, duas coisas podem acontecer: o cinto pode dar problema e ser impossível você removê-lo, o que o coloca em sérios problemas; ou, pode chegar o momento de o carro afundar completamente, e se isso acontecer com você dentro dele, colocará sua vida em risco.
Ficou preso? Ligue para os bombeiros “193”
Caso o nível da água tenha imergido o carro, mas você conseguiu sair e ficou ilhado, peça ajuda. Ligue o pisca-alerta, suba no teto do carro e ligue 193 para solicitar a ajuda dos bombeiros.
O post 8 dicas para proteger o seu carro de enchentes apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/17/carros-e-tecnologia/8-dicas-para-proteger-o-seu-carro-de-enchentes/