
Você se lembra do telefone fixo? O aparelho foi fundamental para comunicação entre pessoas distantes nos anos 90 e início de 2000. Hoje em dia, é muito difícil encontrar alguém que o utilize. Assim como este equipamento, há outras tecnologias que fizeram muito sucesso anos atrás e estão obsoletas atualmente.
Nas próximas linhas, o Olhar Digital traz 8 tecnologias que fizeram sucesso, mas ficaram obsoletas com o tempo. Continue a leitura e aproveite essa jornada repleta de nostalgia.
Conheça itens tecnológicos que fizeram sucesso, mas hoje quase ninguém tem
Os itens abaixo fizeram parte da vida de muitas pessoas anos atrás. Na época, era difícil até se imaginar sem os aparelhos. Porém, com o passar do tempo, esses objetos saíram até da casa das pessoas. Confira!
1. Despertador
O despertador é uma invenção antiga, idealizada e colocada em prática pelo francês Antoine Redier, que foi o primeiro a patentear um despertador mecânico ajustável. Dois anos depois, nos Estados Unidos, Seth E. Thomas patenteou um pequeno relógio mecânico de corda, o que fez com que diversos relojoeiros americanos começassem a fabricar o produto.
O item então foi ganhando força no mundo inteiro e, no final do século 19, foi inventado o despertador elétrico. Aos poucos, ele foi ganhando visuais diferentes e conquistando um espaço na casa das pessoas no mundo inteiro.
Porém, com o surgimento dos celulares e a função de despertador nesses dispositivos, o aparelho despertador se tornou um item dispensável e é muito raro ver alguém que o utiliza hoje em dia.
Leia mais:
- Como inteligência artificial pode ajudar pessoas com deficiência?
- Santos Dumont ou Irmãos Wright? A verdade sobre quem inventou o avião
- Como usar a aba Amigos e Mapa no Instagram
2. Disquete

O disquete era uma tecnologia de armazenamento fundamental dos anos 70 até os anos 90, pois tinha como função armazenar e mover arquivos. Ele foi lançado em 1971 e elevou a capacidade de transferência de dados entre computadores.
Com o avanço tecnológico, o disquete foi substituído, de forma gradual, por ferramentas de armazenamento mais robustas, práticas e que proporcionam maior segurança, como cartões de memória, pen drives, HD externos e armazenamento em nuvem.
3. Aparelho de fax

A primeira versão de um aparelho de fax é o fax telefônico, inventado em 1964 pela empresa Xerox. Ele foi desenvolvido para enviar mensagens de texto ou gráficos de um scanner por meio da linha telefônica para uma impressora. Conforme o uso de telefones fixos foi reduzido, a utilização do fax também caiu em desuso. Atualmente, o envio de arquivos é feito digitalmente via e-mail e armazenamento em nuvem.
4. Cartões telefônicos

Esses itens eram essenciais para as pessoas que utilizavam os orelhões, um meio de fazer chamadas telefônicas. No Brasil, o primeiro orelhão foi instalado no Rio de Janeiro no dia 20 de janeiro de 1972. Cinco dias depois, o equipamento chegou a São Paulo.
Para usar um orelhão, a pessoa precisava de um cartão telefônico que poderia ser comprado em diferentes pontos de venda e com uma determinada carga e valor conforme o tempo que a pessoa quisesse falar no telefone.
No Brasil, o modelo mais utilizado foi o chamado cartão indutivo, cuja tecnologia contava com diversas células ligadas a microfusíveis correspondentes aos créditos telefônicos. Esse sistema é chamado de indução magnética. Nele, a leitura é realizada por meio de uma corrente elétrica induzida nos circuitos do cartão e da máquina leitora. Assim, os créditos são identificados e utilizados aos poucos.
5. Enceradeira

A enceradeira é uma máquina que fez muito sucesso nos anos 80. Ela era uma ferramenta fundamental para a limpeza de pisos de taco de madeira ou piso frio nos lares brasileiros, sendo capaz de deixá-los brilhando.
Com o lançamento de novos tipos de piso no mercado, como o porcelanato, as pessoas foram deixando de lado a prática de encerar o chão e assim o equipamento foi caindo em desuso.
6. Centrífuga

Invenção que surgiu em 1910, a centrífuga era um equipamento que ajudava a retirar o excesso de água da roupa, deixando-a praticamente seca antes de colocá-la no varal. Mas, com a chegada das lavadoras modernas, que já lavam e centrifugam, esse item também foi deixando de ser utilizado aos poucos.
7. DVD, Blu-ray e VHS Player

Essas tecnologias marcaram época, pois eram essenciais para que as pessoas pudessem assistir a filmes. Primeiramente, na década de 70, surgiram as fitas VHS que eram utilizadas nos videocassetes.
Em 1995, veio o DVD, que se tornou padrão para a reprodução de filmes em casa, além de entregar maior qualidade em suas reproduções. Já o Blu-ray chegou nos anos 2000, mas acabou perdendo espaço rapidamente com o lançamento dos serviços de streaming.
8. Zip Drive

O item fez bastante sucesso nos anos 90. Ele funcionava como um armazenamento removível e tinha 100 MB, oitenta vezes mais capacidade de armazenamento que o disquete. Por isso, foi muito utilizado por empresas.
O post 8 tecnologias que fizeram sucesso, mas ficaram obsoletas com o tempo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/09/reviews/8-tecnologias-que-fizeram-sucesso-mas-ficaram-obsoletas-com-o-tempo/