28 de novembro de 2024
A chuva de 2 milhões de anos que deu início
Compartilhe:

Os cientistas acreditam que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. É bastante tempo até chegarmos no nosso 2024. E muita coisa aconteceu nesse período.

O Evento Pluvial Carniano é um desses grandes episódios. Imagine viver em um planeta onde a chuva é a regra. A exceção são os poucos dias secos. De acordo com estudos, essa era a realidade de alguns seres que viviam aqui há aproximadamente 232 milhões de anos.

Leia mais

  • Qual era a velocidade do asteroide que matou os dinossauros?
  • Risco de escassez global de água é maior do que pensávamos, alerta novo estudo
  • Geologia da Terra: o que é uma Pluma Mantélica?

A descoberta desse período ocorreu na década de 1980, quando geólogos identificaram camadas incomuns depositadas em rochas com milhões de anos. Essas evidências apontaram para uma transição rápida entre uma época de muita seca para outra de muita chuva.

Os pesquisadores estimam que essa era de temporais tenha durado algo entre 1 e 2 milhões de anos. Essa foi uma das maiores mudanças climáticas já observadas na Terra e resultou em consequências importantes para o desenvolvimento da vida no nosso planeta.

Imagine uma chuva que dura aproximadamente… 2 milhões de anos! – Imagem: Daniel Tadevosyan/Shutterstock

O que causou o Evento Pluvial Carniano

  • O Carniano é uma subdivisão do período Triássico, que ocorreu há cerca de 237 a 227 milhões de anos, logo no início da Era Mesozoica.
  • Naquela época, o mundo não era dividido em continentes: havia uma grande porção de terra chamada Pangeia.
  • E a temperatura do mar era bastante quente, segundo explica o pesquisador Paul Wignall à New Scientist.
  • Ou seja, o nível de umidade era relativamente alto, devido à evaporação da água.
  • O período de chuvas quase ininterruptas, porém, teria sido causado por uma série de grandes erupções vulcânicas.
  • Erupções que ocorreram, principalmente, na Grande Província Ígnea de Wrangellia, que vai do Alasca até a costa da Colúmbia Britânica (atual Canadá).

“As erupções foram tão grandes que elas bombearam vastas quantidades de gases de efeito estufa como dióxido de carbono e houve picos de aquecimento global”, disse o geólogo Jacopo Dal Corso ao Everything Dinosaur.

  • Os especialistas acreditam que toda essa chuva causou a extinção de inúmeras criaturas marinhas.
  • Por outro lado, esse dilúvio criou as condições ideais para outras espécies dominarem todo o planeta.
Erupção vulcânica
Segundo pesquisadores, uma série de grandes erupções vulcânicas causou o início do Evento Pluvial Carniano – Imagem: Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E

A ascensão dos dinossauros

De acordo com os cientistas, o Evento Pluvial Carniano pode ter sido o gatilho que permitiu aos dinossauros dominar a Terra.

Não que eles tenham gostado da chuva, mas resistiram a ela melhor do que outras espécies. E, em um mundo em recuperação depois do dilúvio, eles conseguiram expandir seus territórios mais rapidamente. Até porque eram mais fortes.

Vale destacar que outras criaturas também começaram a prosperar depois desse período de temporais, como insetos, crocodilos, lagartos e tartarugas. O fenômeno também pode ter criado o ambiente perfeito para o surgimento de uma vida vegetal diversificada.

É por isso que os cientistas exaltam tanto o Evento Pluvial Carniano. Ele teria sido fundamental para o desenvolvimento da fauna do planeta.

Essas conclusões constam em estudo publicado em 2018 na revista Journal of the Geological Society.

As informações são do IFL Science.

O post A chuva de 2 milhões de anos que deu início à Era dos Dinossauros apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/21/ciencia-e-espaco/a-chuva-de-2-milhoes-de-anos-que-deu-inicio-a-era-dos-dinossauros/