Você já viu (ou possui) os carros mais novos (em especial, os chineses), cujas telas multimídia controlam absolutamente tudo no veículo? Pois esse sistema está entrando na mira do Latin NCAP, órgão independente de segurança veicular que atua na América Latina. É ele quem testa a eficácia de airbags, risco de colisão, etc.
Agora, a instituição tem, como alvo, as telas multimídias gigantes que fazem tudo no veículo: desde exibir o velocímetro a controlar o ar-condicionado. Para o NCAP, essa migração (de botões no painel para telas touch) coloca o motorista em situação de risco. Por isso, o órgão pensa em começar a penalizar montadoras que usam desse tipo de controle interno.
Telas gigantes que controlam (literalmente) tudo no carro
- Antes de mais nada, vale dizer que essas mídias lembram bastante grandes smartphones ou tablets;
- Elas têm aparecido especialmente em veículos chineses;
- Ao Auto Esporte, o diretor-geral do NCAP, Alejandro Furas, pontuou a preocupação da instituição com o sistema:
- “Nossa visão é que estes sistemas não são bons. Todos os comandos touch, que não têm contato físico, geram uma distração“, afirmou.
- Por conta disso, veículos que sigam essas características serão avaliados e penalizados.
Hoje, o NCAP avalia a segurança de crianças, adultos e pedestres em relação aos carros de passeio fabricados por aqui. Esse bojo é abarcado por quatro categorias de estudo: proteção de adultos, de crianças, de pedestres e assistências nativas.

E, para começar a analisar as mídias centrais, Furas indicou que eles vão criar uma quinta área de estudo: a de percepção, que vai focar em como a operação do carro e variáveis podem interferir na segurança de motorista e passageiros.
“Criando a área da percepção, teremos um panorama mais amplo da operação do carro […]. Faremos o cálculo das variáveis que podem colocar o motorista em risco”, explicou.
Leia mais:
- 8 dicas para prolongar a vida útil do seu carro
- 9 hábitos que diminuem a vida útil e o valor do seu carro
- 8 erros que motoristas cometem e podem danificar o carro
Exemplos
Entre veículos que possuem esse sistema, há o Volvo EX30, cujo velocímetro foi para o topo da central multimídia (lembrando um pouco o que a Toyota tentou fazer no Etios), obrigando o motorista a desviar o olhar da estrada para verificar a velocidade e demais informações do veículo.
A BYD, por sua vez, possuía carros sem tarja fixa para alinhar e ajustar o ar-condicionado, obrigando o usuário a fazer um movimento de arrastar para cima na tela touch. Contudo, veículos mais novos da chinesa já não contam mais com essa função.
Quem gosta muito de fazer essa junção em alguns veículos é Elon Musk em seus Teslas. Além de ser “futurística”, a picape Cybertruck é um que não possui painéis; tudo é configurado via tela touch.

Mais recursos “condenados”
O Latin NCAP também condena a configuração de retrovisores por meio de joysticks digitais e o Adas também configurado na central multimídia.
São muitos os veículos oriundos da China que deixam o condutor desativar importantes assistências, como o alerta de saída de faixa, o detector de placas e o alerta de velocidade.
“Na nossa visão, se o motorista desligar um recurso do Adas, este deverá estar ativo na próxima vez que ligar o carro. O ideal é que o sistema nunca esteja totalmente desligado“, explana Furas.
Novo protocolo
O Latin NCAP anunciou há pouco seu novo protocolo cuja validade começa em 1º de janeiro de 2026. Agora, os veículos da região terão mais dificuldade para obter as cinco estrelas do órgão.
Outra mudança é que, de 2028 em diante, para chegar a esse nível de avaliação, o carro precisará ter, impreterivelmente, os seguintes itens de série: controle eletrônico de estabilidade (ESC), aviso de cinto de segurança (SBR), sensor de ponto cego (BSD) e assistente automático de velocidade (ACC).
O post A mídia do seu carro controla tudo? Isso pode mudar em breve; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/25/carros-e-tecnologia/a-midia-do-seu-carro-controla-tudo-isso-pode-mudar-em-breve-entenda/
