10 de outubro de 2025
Acha que anime não é para você? Esses 5 vão
Compartilhe:

Você já disse ou pensou que anime não é para você? Essa é uma frase muito comum entre aqueles que nunca mergulharam de verdade nesse universo. A palavra “anime” costuma trazer à mente imagens de lutas intermináveis, poderes exagerados ou histórias voltadas apenas para crianças.

Porém, essa visão é bastante limitada, já que o gênero é muito diverso, abrangendo tramas que vão do suspense psicológico ao drama existencial, da fantasia a narrativas realistas, sempre com abordagens criativas e visuais marcantes.

O ponto é que, assim como em filmes ou séries, tudo depende da obra escolhida. Se a sua primeira experiência foi com algo que não combina com o seu gosto, é natural achar que nenhum anime serve.

Mas há produções capazes de cativar qualquer espectador, até mesmo os mais resistentes, porque trabalham temas universais como amizade, justiça, ética, medo, amor e superação. Esses elementos são capazes de ultrapassar barreiras culturais e falar diretamente ao público, independente da idade.

Leia mais:

  • 10 animes clássicos que todo mundo deveria assistir
  • 10 animes curtos para maratonar em um fim de semana e onde assisti-los no streaming
  • 7 animes com temas científicos para assistir nos streamings

Existem animes que se destacam por equilibrar emoção e reflexão, com ritmo envolvente e personagens tão complexos quanto os das melhores séries ocidentais. Pensando nisso, reunimos cinco animes imperdíveis que podem mudar sua opinião sobre o gênero, que mostram que essa forma de arte não se limita a estereótipos. Confira na matéria a seguir!

5 animes para quem diz que não gosta do gênero

Death Note (2006)

(Imagem: Divulgação/Netflix)

A história de “Death Note” gira em torno de Light Yagami, um estudante brilhante que encontra um caderno sobrenatural chamado “Death Note”, que ao escrever nomes nele, causa a morte da pessoa correspondente.

Com esse poder, ele decide limpar o mundo do “mal”, agindo como uma espécie de justiça própria, enquanto é caçado pelo enigmático detetive “L”. O jogo de inteligência entre Light e L toma conta da série, criando tensão, reviravoltas e um suspense psicológico intenso.

Esse anime é ótimo para quem acha que essas produções são muito fantasiosos ou infantis, porque trabalha dilemas morais profundos, como justiça e poder, culpa e consequências das suas ações. É envolvente e fisga de forma rápida, com 37 episódios de ritmo bom, muitos momentos de tensão e pouca enrolação.

  • Onde assistir: está disponível na Netflix.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009)

(Imagem: Divulgação/Crunchyroll)

“Fullmetal Alchemist: Brotherhood” acompanha os irmãos Edward e Alphonse Elric, que, depois de uma tentativa proibida de alquimia para trazer sua mãe de volta, acabam pagando um preço terrível: Edward perde membros do corpo, e Alphonse perde todo o corpo, ficando com sua alma aprisionada em uma armadura.

A partir disso, os dois partem em uma jornada para recuperar o que perderam, em busca da lendária Pedra Filosofal, enfrentando conflitos políticos, guerras, dilemas éticos e descobrindo segredos ocultos do mundo.

Seu diferencial está na construção sólida de mundo e personagens complexos, além de equilibrar ação, drama, humor e filosofia. Ele mostra consequências reais das decisões, o valor da empatia e da moral, sem abandonar emoção, sendo uma boa para quem gosta de histórias bem estruturadas, com presença de fantasia, mas com bases racionais e pessoal.

  • Onde assistir: está disponível na Netflix e Crunchyroll.

DanDaDan (2024)

(Imagem: Divulgação/Crunchyroll)

“DanDaDan” é um anime mais recente que mistura sobrenatural, comédia, aventura e romance de um jeito bastante original. A obra segue personagens que enfrentam espíritos, fenômenos inexplicáveis e alienígenas, com muita leveza e humor, mas também com momentos de ação e perigo real.

Há química entre os personagens, e o estilo visual e narrativo consegue prender por causa da combinação de humor irreverente com tensão. A produção é bastante elogiada pela animação, história e até mesmo pela abertura, daquelas que não conseguimos deixar de assistir.

Esse título é indicado para quem acha que anime é tudo muito sério ou muito “no estilo shonen padrão”, porque “DanDaDan” oferece contrastes, com momentos divertidos, surpreendentes, gráficos bonitos, narrativa que avança bem e que não exige que você goste de luta exagerada para aproveitar.

  • Onde assistir: está disponível na Netflix e Crunchyroll.

Monster (2004)

(Imagem: Divulgação/Netflix)

A trama de “Monster” parte de uma premissa que parece simples, onde o neurocirurgião Kenzo Tenma salva a vida de um menino chamado Johan, mesmo tendo que desobedecer ordens políticas do hospital.

Esse ato heroico é responsável por uma cadeia de eventos sombrios quando esse menino cresce, e se revela uma pessoa terrivelmente influente e envolvida em tragédias e assassinatos. Tenma então busca reparar seus erros, enfrentar sua culpa e correr atrás de descobrir quem realmente é Johan, enquanto foge de acusações e enfrenta dilemas morais, éticos e existenciais.

Se você acha anime maçante, “Monster” mostra outro caminho, com uma trajetória psicológica, ambiente realista, tensão crescente e personagens profundos com falhas humanas. É excelente para quem gosta de histórias mais densas e reflexivas.

  • Onde assistir: está disponível na Netflix.

Frieren e a Jornada para o Além (2023)

(Imagem: Divulgação/Crunchyroll)

Em “Frieren”, o anime começa onde muitas histórias terminam: após a derrota do Rei Demônio, o grupo de heróis se separa. Frieren, uma elfa maga que vive por muitos séculos, percebe que seus companheiros humanos envelhecem, morrem ou se afastam, enquanto o tempo para ela segue lento.

Décadas depois, ela sente o peso da mortalidade humana, do que ficou inacabado em suas relações, partindo para uma nova jornada de descobertas emocionais, ajudando pessoas, valorizando cada momento, refletindo sobre o significado da amizade, memória e legado.

O diferencial de “Frieren” está em sua profundidade, no ritmo contemplativo, na beleza visual e emocional da narrativa. Não é só luta e magia, mas sim uma jornada interior, aprendizagem sobre o tempo, sobre perdas, sobre valorizar cada encontro. Serve muito bem para quem gosta de histórias mais calmas, tocantes, filosoficamente ricas.

  • Onde assistir: está disponível na Crunchyroll.

O post Acha que anime não é para você? Esses 5 vão provar o contrário apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/10/cinema-e-streaming/acha-que-anime-nao-e-para-voce-esses-5-vao-provar-o-contrario/