12 de janeiro de 2026
Aglomerado globular e cometa nas Imagens Astronômicas da Semana
Compartilhe:

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos mais duas imagens do site APOD Brasil. Confiram:

Aglomerado Globular

[ Créditos: Bruno Rota Sargi ]

A primeira imagem mostra o belíssimo aglomerado globular Messier 10, localizado a 14.300 anos-luz de distância na direção da constelação do Ofiúco. O aglomerado globular foi descoberto em 1764 pelo astrônomo francês Charles Messier, um caçador de cometas que se tornou mais famoso pelos não-cometas que ele descobriu. Nos telescópios da época, este objeto era visto apenas como uma mancha esfumaçada, muito semelhante a um cometa, mas que não mudava de posição de uma noite para outra. Por isso, Messier o descreveu como uma “nebulosa sem estrelas”. Hoje sabemos que M10 concentra milhares de estrelas, todas gravitacionalmente ligadas entre si, em uma área do céu um pouco menor que a de uma Lua cheia.

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/513

Cometa Lemmon

[ Créditos: Alessandro Carrozzi ]

Já a segunda imagem é um primoroso registro do objeto celeste preferido de Charles Messier: o cometa. Este é o C/2025 A3 (Lemmon), capturado em 18 de outubro a partir de Lama di Monchio, na Itália. Trata-se de um cometa não-periódico descoberto pelo Mount Lemmon Survey no início do ano passado. No dia 21 daquele mês o cometa fez sua máxima aproximação da Terra, passando a uma distância de 90 milhões de quilômetros, quando esteve brilhante o suficiente para ser observado por binóculos e registrado por astrônomos amadores. Depois dessa passagem, o cometa Lemmon está retornando para os confins do Sistema Solar e não deve reaparecer por essas bandas em menos de mil anos. 

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/511

APOD Brasil

As escolhas das Imagens Astronômicas desta Semana foram feitas a partir do site APOD Brasil (https://www.apodbrazil.com/), um portal mantido por astrônomos e entusiastas da fotografia, dedicado à divulgação das belezas do Cosmos. O APOD Brasil tem o  objetivo de publicar uma fotografia astronômica a cada dia, divulgando o trabalho de brasileiros, e de outras nacionalidades, empenhados em revelar as maravilhas do nosso Universo. Os interessados em contribuir com o portal APOD Brasil, e também com as Imagens Astronômicas da Semana do Olhar Espacial, podem fazer isso através do formulário disponibilizado no site: https://www.apodbrazil.com/form 

O post Aglomerado globular e cometa nas Imagens Astronômicas da Semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/12/colunistas/aglomerado-globular-e-cometa-nas-imagens-astronomicas-da-semana/