24 de novembro de 2024
Agora a China tem radar para rastrear mísseis muito mais
Compartilhe:

Quando o assunto é mísseis hipersônicos, vai ser difícil pegar a China de surpresa. Isso porque veio a público recentemente um novo sistema de radar capaz de rastrear mísseis voando a quase 7 km/s – equivalente a 25,2 mil km/h.

O sistema de radar foi desenvolvido por Zheng Xiaoping, professor do departamento de engenharia eletrônica da Universidade Tsinghua, na China, que passou décadas trabalhando em comunicação óptica ultra-rápida.

O artigo descrevendo o sistema de radar de mísseis hipersônicos foi publicado no periódico chinês Optical Communication Technology, segundo o jornal South China Morning Post.

Mísseis hipersônicos são ligeiros, mas radar chinês é mais

Radar chinês estima velocidade de mísseis com precisão de 99,7% (Imagem: Mike Mareen/Shutterstock)

No artigo, Zheng e sua equipe descrevem simulações baseadas em terra que mostraram que o sistema poderia rastrear um míssil viajando a quase 7 km/s, com uma taxa de erro de 28 centímetros.

Para você ter ideia, essa velocidade é:

  • 7 vezes mais rápido que uma bala de rifle;
  • 31 vezes mais rápido que um avião comercial;
  • 69 vezes mais rápido que um carro de Fórmula 1.

Além disso, o sistema foi capaz de estimar a velocidade do míssil com uma precisão de 99,7%. E, segundo o artigo, ele pode operar com alcance de 600 quilômetros.

Leia mais:

  • Alemanha cita espionagem e toma medida drástica contra empresa chinesa
  • Os 10 melhores filmes de guerra para assistir nos streamings
  • 5 desenhos animados que são propaganda de guerra

Novo radar com laser mina vantagens de mísseis hipersônicos

Míssil hipersônico sendo lançado de oceano
Uma das vantagens de mísseis hipersônicos era não ser rastreáveis por radares…até agora (Imagem: Alexyz3d/Shutterstock)

Mísseis hipersônicos são os capazes de voar a mais de Mach 5 (aproximadamente 2 km/s). O teste do novo sistema mostrou que ele poderia ser eficaz no rastreamento de mísseis viajando a Mach 20 – isto é, e movendo a 20 vezes a velocidade do som.

Esse tipo de míssil é altamente manobrável, além de conseguir voar baixo – bem diferente dos mísseis balísticos intercontinentais que seguem um arco previsível pelo ar após serem lançados.

Acredita-se que a velocidade e manobrabilidade dos mísseis hipersônicos permitiriam que eles evitassem sistemas de mísseis antiaéreos e sistemas de detecção por radar. Mas isso mudou. Pelo menos, na China.

O post Agora a China tem radar para rastrear mísseis muito mais rápidos que o som apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/07/13/pro/agora-a-china-tem-radar-para-rastrear-misseis-muito-mais-rapidos-que-o-som/