
Já imaginou um carro que carrega sozinho com a luz do Sol? A startup americana Aptera Motors está prestes a lançar um veículo elétrico que pode percorrer até 64 quilômetros por dia usando apenas energia solar.
Isso é possível graças ao uso de painéis flexíveis que cobrem o capô, teto e carroceria. Além de ecológico, o carro ainda promete alta eficiência e autonomia de até 640 quilômetros entre cargas, mesmo rodando com duas pessoas a bordo.
Mas ela não é a única, destaca matéria do The Wall Street Journal.
Resistência ao ar livre
A grande dúvida é: os painéis conseguem resistir a chuva forte, granizo ou pedras que podem quebrar um para-brisa? Para Reed Thurber, chefe de engenharia da Aptera, a resposta é: sim. A empresa desenvolveu uma película de vidro resistente para proteger os painéis solares.
Com um design que lembra o de uma nave espacial, o veículo de três rodas da Aptera tem painéis solares que cobrem totalmente o capô, o teto e a carroceria, garantindo proteção contra impactos de vindos de cima e nas laterais.
Leia mais:
- China lidera avanço da energia solar no mundo com recorde de capacidade instalada
- Panasonic desenvolve bateria que pode aumentar autonomia de carros da Tesla
- Venda de carros elétricos no Brasil deve bater recorde em 2025
Levamos nossos testes de impacto de granizo a velocidades ainda maiores que as recomendadas em muitas normas e procedimentos de testes.
Para Reed Thurber, chefe de engenharia solar da Aptera, ao WSJ.
Thurber compara o vidro tratado utilizado pela empresa ao Gorilla Glass de smartphones, permitindo que funcionem mesmo em caso de rachaduras.

Outras marcas também investem em veículos movidos à energia solar
Além da Aptera, outras marcas investem em veículos movidos a energia solar, como:
- Telo Trucks – Fabrica minicaminhonetes elétricas com opção de painéis solares que adicionam até 48 km de autonomia diária.
- Polydrops – Utiliza painéis solares da Aptera em trailers de camping totalmente elétricos.
- DartSolar – Desenvolve sistemas solares para adicionar energia a veículos elétricos já existentes, incluindo Tesla Model 3.
A Aptera também trabalha com outras empresas que fabricam veículos movidos à energia solar, como a Telo Trucks, que oferece uma minicaminhonete elétrica de 500 cavalos de potência com previsão de entrega para 2026, e a Polydrops, que já envia trailers elétricos com painéis solares da Aptera para alguns clientes.
Além delas, a DartSolar também investe em modelos com energia solar, mas vende painéis para carros elétricos já existentes, montando seu kit sobre o rack de teto, adicionando até 32 quilômetros de autonomia apenas com a energia do Sol.
Qual o segredo para esses veículos se tornarem um sucesso?

Segundo o WSJ, a chave para o sucesso do veículo não está nos painéis solares, mas nas inovações que tornaram os veículos elétricos mais eficientes, além da tecnologia que leva a energia solar para as baterias. Hoje, baterias, motores e painéis estão mais eficientes e acessíveis, garantindo mais autonomia sem precisar recarregar em tomadas externas.
No entanto, não é possível afirmar que a tecnologia chegará às grandes montadoras, já que, até agora, ainda não há uma demanda para sustentar a lucratividade desse mercado em larga escala.
O post Alimentados pelo Sol: como a energia solar está transformando os carros elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/19/carros-e-tecnologia/alimentados-pelo-sol-como-a-energia-solar-esta-transformando-os-carros-eletricos/