
O Alzheimer pode não ser apenas uma doença, mas sim uma infecção. É isso o que têm defendido muitos cientistas nos últimos anos. E um dos estudos que corrobora com esta visão aponta que um possível culpado pode ser a nossa boca.
No trabalho, pesquisadores identificaram a presença da bactéria Porphyromonas gingivalis nos cérebros de pacientes falecidos com Alzheimer. Ela é responsável pela periodontite crônica, uma doença nas gengivas popularmente chamada de piorreia.
Bactéria pode ter ligação com o Alzheimer
- Esta não foi a primeira vez que esta possibilidade é sugerida.
- Em experiências com ratos, os pesquisadores identificaram que a infecção levou à colonização do cérebro pela bactéria, acompanhada por um aumento na produção de beta-amiloide (Aβ), uma proteína associada ao Alzheimer.
- A equipe destaca que isso não é uma prova definitiva de que a doença é causada pela bactéria.
- No entanto, apontam para novas possibilidades.
- As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Science Advances.
Leia mais
- Biomarcadores detectam indícios do Alzheimer até uma década antes dos sintomas
- Esse tipo de sono pode ser sinal de Alzheimer, segundo estudo
- Nova era de medicamentos vai revolucionar combate ao Alzheimer
Mais estudos são necessários para confirmar hipótese
Os cientistas ainda observaram enzimas tóxicas chamadas gingipaínas, secretadas pela bactéria, nos cérebros de pacientes com Alzheimer. Elas estão associadas a dois marcadores da doença: a proteína tau e a ubiquitina.
As enzimas também foram encontradas, mas em menor grau, em pessoas sem o diagnóstico da doença. Isso indica que a infecção cerebral por P. gingivalis não é resultado de má higiene oral após o início da demência, por exemplo.

Além disso, um composto desenvolvido pela empresa, chamado COR388, demonstrou em experiências com ratos a capacidade de reduzir a carga bacteriana de uma infecção cerebral estabelecida por P. gingivalis, ao mesmo tempo que diminuiu a produção de beta-amiloide e a neuroinflamação. De qualquer forma, são necessários novos estudos para confirmar esta possível causa da doença.
O post Alzheimer pode ser causado por infecção nas gengivas, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/21/medicina-e-saude/alzheimer-pode-ser-causado-por-infeccao-nas-gengivas-diz-estudo/