21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O órgão regulador antitruste do Reino Unido já vinha mirando o Google, e agora, deve realizar uma investigação sobre a Amazon e seus laços com a Anthropic, uma startup de IA. A investigação foi motivada após a Amazon fazer um investimento de US$ 4 bilhões na startup.

A investigação decidirá se o investimento se qualifica como uma fusão ao abrigo dos regulamentos atuais estabelecidos pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do país. Os investigadores têm 40 dias úteis para tomar uma decisão.

A Amazon afirmou anteriormente que o investimento não lhe confere uma participação majoritária na Anthropic. A empresa também disse ao Financial Times que o investimento “não levanta quaisquer preocupações de concorrência nem atinge o limite de revisão do próprio CMA”. A Anthropic também rejeitou a ideia de que o investimento indique qualquer tipo de fusão.

Leia mais:

  • Claude IA: 4 coisas que o chatbot pode fazer que o ChatGPT não consegue
  • O que é inteligência artificial preditiva? Entenda como funciona a IA que “prevê o futuro”
  • Cofundador da OpenAI vai sair para a Anthropic
A Amazon investiu US$ 4 bilhões na Anthropic e fez parceria com a empresa para fabricar seus modelos de IA – Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock

“Somos uma empresa independente”, disse um porta-voz em comunicado. “A Amazon não tem assento no conselho da Anthropic, nem tem qualquer direito de observador do conselho. Pretendemos cooperar com a CMA e fornecer-lhes uma compreensão abrangente do investimento da Amazon e da nossa colaboração comercial.”

Reino Unido aumenta rigidez com investigações antitruste

  • A investigação é uma pequena peça de um quebra-cabeça maior em que os reguladores do Reino Unido procuram conter “quase fusões”.
  • É quando as empresas maiores exercem uma influência descomunal sobre as startups mediante investimentos estratégicos ou através da captação de talentos.
  • Isto daria, em teoria, à empresa mais antiga todos os benefícios de uma fusão, mas sem o escrutínio regulamentar que acompanharia uma aquisição oficial.

A agência reguladora está conduzindo uma investigação relacionada à estreita parceria da Microsoft com a OpenAI, outro investimento na cada dos bilhões de dólares que poderia representar uma quase fusão.

Anthropic
A Anthropic garante que age de modo independente da Amazon, apesar dos investimentos massivos que recebe da big tech – Imagem: shutterstock/T. Schneider

O post Amazon e Anthropic: parceria está na mira do Reino Unido apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/08/pro/amazon-e-anthropic-parceria-esta-na-mira-do-reino-unido/